Um ciclone tropical atingiu o noroeste da Austrália nessa sexta-feira (14), provocando os maiores ventos já registrados em decorrência desse fenômeno nessa região. As autoridades locais afirmaram que as cidades e vilas regionais conseguiram escapar das possíveis destruições.
O ciclone Ilsa atingiu terra firme nas primeiras horas do dia como tempestade, chegando a atingir a categoria cinco – a maior da escala. Imagens registraram as destruições na região de Pardoo, com destroços em paredes e telhados.
Saiba detalhes do fenômeno:
“Isso só mostra o quão forte esse sistema era quando se aproximava da costa”, contou Smith em entrevista.
Disseram-me que as primeiras avaliações nessas áreas mostram que os danos são bastante mínimos.
Sue Ellery, ministra interina dos Serviços de Emergência
Horas após o incidente, o ciclone foi reduzido para a categoria dois, mas as autoridades estão mantendo o alerta de emergência, principalmente à medida que fenômeno avança para o interior em direção a várias comunidades aborígenes e a uma grande mina de ouro.
As tempestades tropicais costumam se espalhar com maior intensidade ao atingir o solo, mas estima-se que o Ilsa deverá manter força diferente à medida que se espalha pelo deserto de Outback. Segundo o Bureau of Meteorology, a costa noroeste da Austrália Ocidental é a região mais “propensa a ciclones” do país.
Com informações de Phys.org
Fonte: Olhar Digital
Comentários