Sem poder “jogar em casa” desde janeiro, o Botafogo, enfim, contou com o retorno do Nilton Santos. Neste sábado, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro, o Glorioso recebeu o São Paulo no Niltão, sofreu com o Tricolor, mas contou com gol no fim para vencer por 2 a 1.
Na próxima quinta-feira, o Botafogo volta a jogar no Niltão, agora pela Sul-Americana, quando encara os peruanos do César Vallejo. Do outro lado, a equipe são-paulina, também pela Sula (e também na quinta), recebe o Puerto Cabello, da Venezuela.
De volta para casa, o Botafogo tirou proveito do apoio de seu torcedor e foi dominante diante do São Paulo nos primeiros minutos. Tanto que, laos três, o Glorioso inaugurou o marcador no Niltão. Eduardo cobrou falta da direita e Tiquinho desviou de cabeça para o fundo das redes.
O domínio alvinegro, entretanto, não durou muito tempo. Passados os primeiros dez minutos, o Tricolor Paulista conseguiu se encontrar, colocou a bola no chão e foi buscar o empate logo aos 15.
Após bom levantamento na área, Jonathan Calleri arrumou bem para Luciano, que rapidamente devolveu para o argentino. O camisa 9, com o gol vazio, deu um carrinho e deixou tudo igual no placar.
Depois do empate, o time comandado por Rogério Ceni passou a ditar o ritmo, ultrapassou os 60% de posse de bola, mas não conseguiu ser efetivo no último terço e o duelo seguiu empatado para o intervalo.
No segundo tempo, o São Paulo manteve o ímpeto e seguiu pressionando o Botafogo. Com boas movimentações no ataque, o Tricolor encontrou espaços, mas encontrou um obstáculo de 1m98 pela frente: Lucas Perri.
O goleiro alvinegro foi gigante e impediu o que seria a virada tricolor. Aos 25, Michel Araújo recebeu de David, mas parou em Perri. Pouco depois, foi a vez de Caio Paulista tentar, após boa tabela com Marcos Paulo, e também ser parado pelo camisa 12 do Glorioso.
Apesar de toda pressão são-paulino, o Botafogo “soube sofrer”, se defendeu como pôde e, se aproveitando da ansiedade adversária, saiu para o ataque no fim e decidiu a partida.
Aos 43, Victor Cuesta atacou de lateral-esquerdo, levantou a cabeça e cruzou na medida para Eduardo, que subiu livre e testou no canto, garantindo a vitória botafoguense na estreia do Campeonato Brasileiro: 2 a 1.
Fonte: Ogol
Comentários