A Adobe anunciou, nesta segunda-feira (17), que planeja introduzir novos recursos de IA (inteligência artificial) no Premiere, programa de edição de vídeo usado por estúdios de cinema e televisão.

Ferramentas permitirão que usuários façam edições – por exemplo, mudar iluminação de um take do meio-dia para pôr do sol, gerar música de fundo etc – digitando algumas palavras para dizer ao sistema o que fazer.

Novas ferramentas de IA

Tela de edição no Adobe Premiere
Novo sistema está em fase de testes, mas ferramentas devem chegar ao Premiere ainda em 2023 (Imagem: Divulgação/Adobe)

As ferramentas se baseiam num novo sistema chamado Adobe Firefly, que a empresa lançou em março para gerar imagens e texto. Elas permitirão, por exemplo, que usuários digam ao sistema de IA para ler um roteiro e, em seguida, gerar automaticamente um storyboard para a peça finalizada, até mesmo recomendando takes para versão preliminar da história.

Para a indústria de publicidade, o sistema incluirá recursos que podem capturar imagens e gerar músicas de fundo diferentes e cenários para exibir o anúncio em diversos países. “Com um único botão, podemos gerar mil versões do mesmo vídeo”, disse Ivo Manolov, vice-presidente de ofertas corporativas de áudio e vídeo digital da Adobe, em entrevista à Reuters.

Atualmente, o sistema está em fase de testes na Adobe, que planeja lançar as ferramentas de vídeo ainda em 2023.

Contexto

Par de mãos robóticas sobre teclado
IAs generativas tem causado discussões – e processos – relacionados a direitos autorais (Imagem: Reprodução/Harvard Gazette)

A Adobe está aproveitando essa onda de interesse em IA generativa – estimulada por aplicativos da OpenAI e Stability AI, apoiados pela Microsoft – que permitem aos usuários criar conteúdo com algumas palavras de descrição.

Porém, depois que a Getty Images processou a Stability AI, alegando que a startup usou indevidamente as imagens protegidas por direitos autorais da Getty no treinamento de seu sistema de IA, questões legais obscureceram se a saída de tais sistemas de IA pode ser usada em trabalhos comerciais.

A Adobe, uma das maiores fornecedores de software para artistas visuais e de vídeo, garante a seus clientes que a produção de seu sistema Firefly estará em terreno legal seguro para uso comercial.

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!