Os “dispositivos inteligentes” (do inglês “Smart Devices”) são aparelhos que, conectados a outros dispositivos ou aplicativos via Bluetooth ou Wi-Fi, oferecem diferentes funções que facilitam a vida cotidiana do usuário. De forma geral, são eletrônicos que interagem com os usuários ao compreender comandos simples. Confira mais informações a seguir sobre o que é um dispositivo “inteligente”.

Entenda o que são dispositivos inteligentes

Imagem mostra mulher controlando uma lâmpada inteligente WiZ usando um smartphone

Um dos principais objetivos da tecnologia é tornar a vida das pessoas mais fácil e intuitiva, visto que grande parte da população está inserida em rotinas que deixam pouquíssimo tempo livre; então, os aparelhos inteligentes entram no cotidiano destes usuários para oferecer maior versatilidade de uso em menos tempo.

Há uma infinidade de objetos smart espalhados pelo mundo, da mesma forma como há uma infinidade de tarefas que estes eletrônicos podem desempenhar por você para melhor seu dia a dia. E o que mais chama a atenção nestas funcionalidades é que, na maioria das vezes, você nem precisa se levantar para controlar os aparelhos: apenas alguns toques no seu celular podem resolver os problemas.

alexa
Reprodução: Andres Urena/Unsplash

Isso é possível porque, como já dito anteriormente, os dispositivos inteligentes utilizam o Wi-Fi ou Bluetooth para se conectar com você: o usuário baixa um aplicativo em um dispositivo móvel (tal como um celular), sincroniza o telefone com o aparelho inteligente, e então já poderá controlá-lo. Os periféricos de última geração ainda fornecem compatibilidade com inteligências artificiais, como Alexa ou Google Assistente, o que permite ao usuário controlá-los apenas por comandos de voz.

Dentre as ações mais comuns que os aparelhos inteligentes desempenham pelos humanos, seja por controle remoto via aplicativo ou por comandos de voz, estão: preparar o primeiro cafezinho do dia, lembrar quais são os principais compromissos do dia ou da semana, ler as principais notícias, informar hora ou temperatura, dizer a localização de pessoas ou objetos, alterar a temperatura do ambiente, mudar a iluminação da casa ou dos cômodos, esquentar comida, higienizar a casa, e muito mais.

Dispositivos eletrônicos que já possuem versão inteligente