A Tesla divulgou para agências reguladoras dos EUA outro acidente fatal envolvendo seus carros autônomos. Com este, total de acidentes fatais com esse tipo de carro da marca subiu para 17 desde junho de 2021, quando governo estadunidense exigiu que montadoras prestassem conta dessas ocorrências.

Acidente envolveu um Tesla Model S, que bateu num caminhão de bombeiro. Caso ocorreu em fevereiro, na área da baía de São Francisco, nos EUA. No momento do acidente, a NHTSA (sigla em inglês para “Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário”) solicitou mais informações à empresa.

Até a publicação desta nota, a Tesla não tinha se manifestado sobre o ocorrido.

Acidentes com carros autônomos

Carros da Tesla estacionados
NHTSA questionou a Tesla sobre atualização do piloto automático dos carros autônomos (Imagem: Bloomberg)

Agora, acidente está entre 66 que constam no último lançamento público de dados sobre ocorrências com carros autônomos, coletados pela NHTSA. Esse tipo de veículo aparece no relatório como “sistemas de direção automatizada de nível 2”.

Advogados especializados em segurança pediram aos reguladores e legisladores dos EUA que estabeleçam regras mais rígidas para uso de carros autônomos e desenvolvimento de tecnologias relacionadas a esse tipo de veículo. Por exemplo, o recurso de assistência ao motorista, do piloto automático, da Tesla.

A NHTSA informou, em janeiro, que tinha questionado a Tesla sobre um tweet de 31 de dezembro de 2023, publicado pelo seu CEO Elon Musk. Nele, o bilionário dizia que o programa de “autocondução completa” da empresa poderia ser atualizado em abril de 2023 e traria recurso para desativar alerta para quando motoristas tirassem as mãos do volante.

Investigação

Conceito de painel de carro auônomo
Objetivo da investigação da NHTSA é esmiuçar como o piloto automático lida com cenas de acidentes (Imagem: Kelley Blue Book)

Questionamento veio porque o site da Tesla informa o seguinte: o piloto automático e seu recurso de direção totalmente autônoma são “destinados ao uso com um motorista totalmente atento, que tem as mãos no volante e está preparado para assumir o comando a qualquer momento”.

O pedido da NHTSA para obter mais informações da Tesla faz parte de uma investigação em andamento desde agosto de 2021. Objetivo é esmiuçar como o piloto automático lida com cenas de acidentes após colisões com socorristas e outros veículos.

Com informações da Bloomberg

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