Nove estados estadunidenses se juntaram a processo do Departamento de Justiça dos EUA contra o Google, que alega que a empresa infringiu a lei antitruste ao administrar seu negócio de publicidade digital, informou o departamento nesta segunda-feira (17).

Os estados que aderiram ao processo foram Arizona, Illinois, Michigan, Minnesota, Nebraska, New Hampshire, Carolina do Norte, Washington e West Virginia, disse o departamento.

O governo, que entrou com o processo de tecnologia de anúncios em janeiro com oito estados, argumentou que o Google deveria ser forçado a vender seu pacote de gerenciamento de anúncios porque abusou ilegalmente de seu domínio da publicidade online.

O Google negou qualquer irregularidade e pediu à juíza Leonie Brinkema, do Distrito Leste da Virgínia, que rejeitasse o processo.

O processo de tecnologia de anúncios do Departamento de Justiça seguiu-se a processo separado movido em 2020, no final do governo Trump, que acusou o Google de violar a lei antitruste para manter seu domínio nas buscas. Esse caso vai a julgamento em setembro.

A administração do presidente Joe Biden procurou endurecer a fiscalização antitruste. Juntamente com o processo do Google, também está contestando várias fusões propostas.

Com informações de Reuters

E o Bard? Google lançará nova inteligência artificial

O Google faz pesquisas de inteligência artificial há anos. O laboratório da empresa DeepMind, em Londres, é considerado um dos melhores centros de estudo sobre o assunto do mundo. Além disso, a big tech foi pioneira em projetos de IA — como carros autônomos e os chamados “grandes modelos de linguagem” (LLMs, na sigla em inglês), que são usados ​​no desenvolvimento de chatbots.

Leia mais aqui.