Um malware chamado Goldoson foi identificado recentemente em cerca de 60 aplicativos legítimos da Google Play Store, que já tiveram mais de 100 milhões de downloads. O vírus estava na biblioteca de terceiros, um componente usado por desenvolvedores para otimizar a criação dos apps.

A ameaça, descoberta por pesquisadores da empresa de segurança McAfee, é capaz de coletar dados de aplicativos instalados, o histórico de informações de dispositivos Wi-Fi, Bluetooth e localizações de GPS.

Os aplicativos também cometem abusos por fraudes publicitárias rodando anúncios em segundo plano sem o consentimento dos usuários.

Alguns dos aplicativos afetados pelo malware. (Imagem: Reprodução/ Mc Afee)

As descobertas foram compartilhadas com o Google, que por sua vez notificou os desenvolvedores dos aplicativos que estavam violando as políticas da Play Store e precisavam de atualizações para continuarem disponíveis. De acordo com a McAfee, parte dos aplicativos foi removida e outra atualizada.

Confira os aplicativos afetados pelo malware e sua situação na Google Play Store (removido ou atualizado):

Se o usuário tiver algum desses aplicativos instalados no celular, a recomendação é verificar a situação na lista acima. Caso tenha recebido uma atualização, a recomendação é instalar quanto antes. Se a aplicação foi removida é necessário desinstalar.

Com informações de Phone Arena

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!