A Terra tem aproximadamente 4,54 bilhões de anos e quando surgiu era muito diferente do que é hoje, durante esse período, ela teve formas diferentes de mares, continentes, eras do gelo e surgimento da vida, mas como sabemos a idade do planeta?

Você provavelmente já ouviu falar da datação de carbono ou radiocarbono. Ela é muito eficaz para estimar o quão velho pode ser alguma coisa, mas ela tem um limite de alguns milhares de anos e é mais eficiente ao ser usada em materiais orgânicos. Para medir a idade da Terra, é usado o mesmo método de datação, mas com um elemento completamente diferente.

Datação radiométrica

Quando os minerais se formaram a partir da lava e do magma, provavelmente algum material radioativo se juntou a eles. Com o tempo, esses materiais liberaram energia e decaíram, formando elementos mais estáveis e que continuam dentro da rocha formada muito tempo antes.

Um desses minerais é o zircão, rico em Urânio-238, material radioativo que eventualmente se transforma em chumbo. A taxa de meia vida desse isótopo é de 4 bilhões de anos, ou seja, após esse período de tempo, metade da amostra do material decaiu e formou o chumbo, o que o deixa perfeito para datar objetos ou planetas muito antigos, através da datação radiométrica.

Usando esse método foi estimado que a Terra tem 4,4 bilhões de anos, então da onde vem ou outros 140 milhões de anos que os pesquisadores estimam como idade do nosso planeta?

Ao longo dos anos, o movimento das placas tectônicas em toda a crosta fez com que novas camadas de terra surgissem do magma, enquanto outras eram submergidas. Dessa forma, as rochas do início do planeta provavelmente já voltaram para o manto e assumiram novamente a forma de sua matéria prima.

Mas em outros lugares do Sistema Solar isso não aconteceu, e os pesquisadores estimam que tudo começou a se formar quase que ao mesmo tempo a partir do disco de acreção, uma nuvem de poeira e gás em torno do bebe Sol.

Nesses outros pontos, os cientistas encontraram meteoritos com 4,56 bilhões de anos, além de rochas em Marte e na Lua que datam de 4,5 bilhões de anos. Mas essa formação de planetas não aconteceu da noite para o dia e sim ao longo de milhões de anos, dessa forma, é difícil estipular o ano específico em que a Terra se formou , mas a era ou período não é tão difícil assim.