As dancinhas do TikTok viraram uma verdadeira mania na internet nos últimos anos, especialmente entre os jovens. Trata-se de coreografias curtas que se harmonizam com músicas populares, muitas vezes criadas por usuários da plataforma. As dancinhas costumam se tornar virais e ganham popularidade rapidamente, com milhões de pessoas de todo o mundo criando e compartilhando seus próprios vídeos dançando ao som das músicas.

Uma das características mais marcantes dessas dancinhas é sua simplicidade e facilidade de aprendizado, tornando-as acessíveis para uma ampla gama de pessoas. A seguir, apresentamos as cinco dancinhas mais populares da rede social neste momento.

Confira o que separamos

Passe Livre

Nilson Neto é um dos maiores tiktokers de dança do Brasil e também um aspirante a cantor e compositor. Ele ficou conhecido por suas danças e lip syncs postados em sua conta no TikTok, onde atualmente acumula mais de 15,1 milhões de seguidores. 

O influencer arrisca em composições próprias e em março lançou sua nova música e coreografia intitulada “Passe Livre”, que utiliza a melodia de “Sexy Chick”, canção de David Guetta em parceria com Akon.

A coreografia, levemente elaborada, se tornou uma febre no TikTok, contando com 144,1 mil publicações na plataforma. A dança tem sido amplamente compartilhada pelos usuários da rede social e tem feito muito sucesso.

Ela Vem

A música “Ela Vem”, de MC G15 e MC Livinho, que foi originalmente lançada em 2019, voltou a fazer sucesso graças à sua viralização no TikTok. A plataforma é conhecida por “reciclar” músicas antigas e transformá-las em virais, seja trazendo de volta canções esquecidas ou ignoradas do passado, ou resgatando hits antigos e dando-lhes um novo fôlego.

A coreografia simples e fácil de aprender da música tem sido um dos principais motivos do seu sucesso no TikTok, levando muitas pessoas a dançá-la e compartilhar suas performances. Atualmente, a canção já acumula 383,1 mil publicações na plataforma.

Haja Amor

Outro exemplo do poder de “reciclagem” do TikTok é a música “Haja Amor”, de Luiz Caldas, que fez muito sucesso em 1987 no auge do axé music e voltou a ganhar popularidade graças à sua viralização na rede social.

A viralização curiosa teve início quando uma usuária chamada “Cammy” compartilhou um vídeo da música sem nenhuma coreografia, apenas com letras e imagens, revelando o teor sexual do trecho que muitas pessoas até então não haviam percebido.

A partir daí, a música viralizou e ganhou uma coreografia animada e divertida que consiste em gestos que representam o significado no refrão “eu queria ser uma abelha para pousar em sua flor, haja amor, haja amor. E fazem ‘zum-zum’ na cama e gemer sem sentir dor, haja amor, haja amor”. A dancinha viralizou na plataforma e conta com 348.2 mil publicações no TikTok.

Lovezinho

Em julho de 2022, a cantora carioca Treyce lançou a música “Lovezinho” em parceria com o DJ WK, usando o ritmo da arrochadeira, uma mistura baiana de arrocha com swingueira. Porém, foi apenas em 2023 que a música viralizou e se tornou um grande hit graças ao influencer carioca Xurrasco, que postou um vídeo dançando a música no TikTok.

A postagem atualmente conta com mais de 1,4 milhões de curtidas e 108 mil compartilhamentos no TikTok.  A coreografia dançada por Xurrasco virou febre e a música tem atualmente 963 mil publicações

O sucesso foi tão grande que até a cantora canadense Nelly Furtado viralizou após dançar Lovezinho em seu TikTok. É que “Lovezinho” usa, sem crédito, a melodia de “Say It Right”, de Nelly Furtado com Timbaland. Surpreendentemente, após viralizar com o vídeo, a própria Nelly Furtado cobrou os direitos autorais da canção.

085

Interpretada pelo cearense MC Rogerinho, fenômeno da bregadeira. O artista conta com um número considerável de hits, como “Recaída Sem Compromisso”, mas é “085” que está mais popular na plataforma.

O sucesso da música tem sido atribuído principalmente à sua coreografia envolvente. Na parte viralizada da canção, a letra diz: “Quer de novo, quer de novo, quer de novo / Essa novinha quer marquinha no pescoço”, e é nesse momento que a dança se destaca. Na coreografia, as pessoas colocam a mão no pescoço, o que tem chamado a atenção dos usuários do TikTok.

Atualmente, a música “085” conta com 374,3 mil publicações na plataforma, demonstrando a popularidade da canção e da sua dança.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!