O Twitter anunciou uma nova política que trará mais transparência em relação aos tweets ofensivos que forem alvo de ação de moderação. Quando uma postagem violar as políticas do Twitter, a empresa pode rotular e limitar a visibilidade desses tweets.

Para quem tem pressa:

A partir de agora, os usuários terão que visitar o perfil do autor da postagem para visualizar os tweets caracterizados por violar essas políticas. Os tweets que tiveram a visibilidade reduzida serão rotulados e identificados como potencialmente violadores das políticas do Twitter, mas nem todos receberão o rótulo.

Por enquanto, somente tweets que violam a política de conduta odiosa serão rotulados, mas a empresa planeja expandir essa prática para outras áreas em breve.

Confira um exemplo do rótulo abaixo, que diz, em tradução livre, “Visibilidade limitada: este Tweet pode violar regras do Twitter contra Conduta Odiosa”:

O Twitter enfatizou que essa mudança é para garantir que as ações de moderação sejam proporcionais e transparentes para todos na plataforma. A empresa afirmou que seu objetivo é a liberdade de expressão, não a liberdade de alcance.

Se um tweet for rotulado, o usuário não será banido ou removido da rede, mas poderá enviar feedback se achar que sua postagem foi rotulada incorretamente. No entanto, a empresa não garante que a visibilidade do tweet será restaurada.

Acredita-se que o Twitter esteja dependendo fortemente da automação para decidir quais tweets serão rotulados. Isso pode levar a erros, mas a empresa planeja permitir que os autores recorram das decisões no futuro.

Essa nova política pode ser um reflexo da tentativa do Twitter de equilibrar a liberdade de expressão com a necessidade de manter um negócio funcionando. Desde que Elon Musk assumiu o controle da empresa, grandes marcas vem abandonando a plataforma, com a preocupação crescente dos anunciantes com a segurança de suas marcas.

Apesar da nova política, o Twitter ainda enfrenta críticas e problemas em relação a suas políticas e recursos em constante mudança.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!