A campanha de vacinação contra a gripe em São Paulo (SP) vai atender mais grupos de pessoas a partir desta segunda-feira, 17 de abril. Confira abaixo quem pode receber o imunizante.

Entram como prioridade cidadãos dos seguintes grupos:

Como receber a vacina da gripe em São Paulo?

Segundo as informações da Secretaria de Saúde da capital paulista, basta procurar uma unidade básica de saúde das 7h às 19h. Se preferir, as Amas Integradas também atendem aos sábados e feriados.

A vacina aplicada em 2023 é a trivalente, ou seja, que protege contra três tipos do vírus influenza — duas do tipo A (H1N1 e H3N2) e uma do tipo B (Victoria). Uma dica das autoridades de saúde é aproveitar a oportunidade para colocar a imunização contra Covid-19 em dia caso o cidadão ainda não tenha tomado a dose de reforço.

Diferenças entre os imunizantes

Vale ressaltar que os imunizantes não são os mesmos. Como dito antes, a vacina do SUS é a trivalente, já a versão disponível nas redes privadas é tretavalente, ou seja, além de oferecer proteção contra essas três cepas, também protege contra a Yamagata, do tipo B. Em 2023, o setor privado passou a oferecer a nova versão da vacina para pessoas com mais de 60 anos.

Desde o dia 10 de abril, primeiro dia da campanha de vacinação, até a última quinta-feira (13), mais de 218 mil doses de vacina já foram aplicadas. A Secretaria de Saúde da cidade estima que mais de 2 milhões de pessoas serão atendidas na primeira etapa da campanha.

Como comparativo, praticamente 4,5 milhões de pessoas receberam a vacina contra gripe em São Paulo no ano passado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!