A Volkswagen começou os testes do ID.Buzz, a Kombi elétrica autônoma da marca, em um serviço de ridepooling em Hannover, na Alemanha. Trata-se de um modelo de corrida compartilhada, como o de “lotação” popular no Brasil. O principal diferencial é que o veículo não requer motorista humano.

ID. Buzz
Foto: Volkswagen/Divulgação

Serviço de Kombi elétrica

O ID Buzz é a versão elétrica da Kombi criada pela Volkswagen.
Foto: Volkswagen/Divulgação

ID.Buzz da Volkswagen

A expectativa da Moia Mobility é que a Kombi substituia os Plutos elétricos por completo em 2025. Isso porque, até a data, a empresa criada pela Volkswagen terá tempo de expandir os serviços de lotação autônoma para outras 15 cidades da Alemanha.

Segundo Christian Buhlmann, chefe de comunicações da área de veículos comerciais da Volkswagen, em entrevista ao Auto Esporte, o próximo passo para o serviço do ID.Buzz é “provar que o modelo pode funcionar”. Para ele, isso, deverá ser feito de forma gradual.

O ID Buzz é a versão elétrica da Kombi criada pela Volkswagen.

Kombi no Brasil

Por enquanto, ainda não há uma data para o início das vendas da Kombi no Brasil. Sabe-se que a Volkswagen planeja trazer o ID.Buzz em 2025, mas a empresa continua fabricando lotes limitados em Hanover.

Por aqui, o preço deve ultrapassar o de outros carros da marca, possivelmente se tornando o veículo mais caro da empresa. Na Europa, o elétrico sai a partir de 65 mil euros — mais de R$ 350 mil.

Mais detalhes sobre o ID Buzz