Uma equipe de estudantes da Universidade de Stanford criou um protótipo de óculos inteligentes com tecnologia GPT-4 (mesma do ChatGPT), da OpenAI. Em suma, o acessório mostra, numa das lentes, o texto gerado pelo GPT.
O dispositivo, apelidado de rizzGPT, oferece ao usuário “serviço de carisma” em tempo real – ou CaaS, na versão abreviada. Na prática, o óculos “ouve sua conversa e te mostra exatamente o que dizer a seguir”, explicou Bryan Hau-Ping Chiang, estudante de Stanford, num tweet.
Veja abaixo uma demonstração de como o acessório funciona:
Como óculos com ChatGPT funciona
Os óculos foram feitos com um acessório, construído e doado pela Brilliant Labs, parecido com monóculo. E ele pode ser encaixado em praticamente qualquer tipo óculos. Essa espécie de monóculo tem câmera, microfone e display de alta resolução capaz de exibir linhas de texto geradas pelo GPT-4.
Já o software de reconhecimento de fala da OpenAI, Whisper, permite que os óculos levem a fala da pessoa com quem o usuário está conversando para o chatbot. Em segundos, o ChatGPT gera a resposta.
Por exemplo, no vídeo de demonstração, Alix Cui, instrutor de Stanford, disse: “Oi, Varun. Ouvi dizer que você está procurando emprego para ensinar React Native [biblioteca Javascript criada pelo Facebook usada para desenvolver aplicativos para iPhone e Android]”. E a resposta gerada pelo ChatGPT, exibida nos óculos, foi: “Obrigado pelo seu interesse. Estudei React Native nos últimos meses e estou confiante que tenho habilidades e conhecimentos necessários para o trabalho”.
Por ser um protótipo – e a julgar pelo maneira como Shenoy tropeça em suas próprias palavras enquanto lia na tela minúscula – há muito trabalho pela frente até ser possível usar esses óculos inteligentes em conversas reais, seja em dates ou entrevistas de emprego. Mas a ideia tem potencial.
Futuro não tão distante
Enquanto cientistas buscam formas de aplicar o chatbot às relações humanas, a OpenAI investe no robô NEO, um robô humanoide que deve usar mesma tecnologia do ChatGPT. Projeto é em parceria com a empresa de robótica 1X.
Apesar de não divulgar detalhes sobre a parceria, a 1X adiantou que intenção é “explorar como a inteligência artificial pode tomar forma num corpo semelhante ao humano”. Além disso, a empresa norueguesa declarou que pretende apresentar um protótipo do robô entre junho e setembro de 2023.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários