A Asus anunciou no dia 13 de abril o lançamento do ROG Phone 7, novo smartphone gamer da marca, que tem previsão de chegar ao Brasil no segundo semestre. O modelo anterior – o ROG Phone 6 – foi lançado e pode ser encontrado nas lojas do Brasil. Quais são as principais diferenças do antigo para o novo aparelho?
O Olhar Digital preparou um comparativo entre os aparelhos – confira abaixo as principais características deles e saiba quais são as diferenças mais notáveis.
ROG Phone 6 x 7: Tela
Neste aspecto, os smartphones são iguais: ambos contam com um display AMOLED de 6,78 polegadas com resolução Full HD+ (1080×2448), com taxa de atualização de 165 Hz.
O que diferencia os dois nesse aspecto é o brilho: o ROG Phone 6 tinha 1.200 nits como pico, enquanto o ROG Phone 7 vai até 1.500 nits. Isso deve garantir uma tela mais brilhante, pode inclusive melhorar a qualidade da imagem exibida e também pode facilitar o uso do aparelho mesmo em ambientes bastante iluminados — como em áreas abertas sob Sol forte.
Os dois aparelhos ainda contam com armação de alumínio e proteção Gorilla Glass Victus no vidro frontal, e Gorilla Glass 3 no vidro traseiro.
Processador e RAM
Sendo um smartphone gamer, o que é realmente importante para o ROG Phone é o que ele tem por debaixo do capô. Enquanto o ROG Phone 6 do ano passado adotou o processador Snapdragon 8+ Gen 1, o ROG Phone 7 de 2023 escolheu o mais avançado processador disponibilizado pela Qualcomm na atualidade — no caso, o Snapdragon 8 Gen 2. Os dois chips são excelentes, mas a adoção do processador mais recente pode garantir alguma vantagem ao ROG Phone 7 do ponto de vista de desempenho — ou seja, ele pode ser melhor para rodar determinados jogos, especialmente os mais pesados.
E, como processador não é tudo, a Asus também oferece diferentes opções de memória RAM: enquanto o ROG Phone começava em 8 GB e ia até 16 GB, o ROG Phone 7 tem como opção mínima de RAM 12 GB, podendo chegar a 16 GB de RAM assim como o modelo do ano passado.
Nesse aspecto, o ROG Phone 7 ficou até mais simples do que o do ano passado. O ROG Phone 6 era vendido em opções com 128 GB de armazenamento e 8 GB de RAM, ou 128 GB/12 GB, 256 GB/12 GB, e, por fim, 512 GB/16 GB. O ROG Phone 7 virá em duas versões: 256 GB/12 GB ou 512 GB/16 GB.
Bateria e câmeras
Nesse aspecto, os dois celulares são idênticos: ambos contam com bateria de 6.000 mAh com suporte a recarga rápida de até 65 W, e a Asus diz, nos dois casos, que leva aproximadamente 42 minutos para ir de 0 a 100% de bateria usando o carregador rápido da empresa. Os dois dispositivos ainda contam com carregamento reverso de 10W, ou seja, dá para usar o conector USB-C do dispositivo para transferir energia dele para outro aparelho.
As câmeras também são bastante semelhantes: na traseira, o ROG Phone conta com o mesmo conjunto de três sensores encontrado no ROG Phone 6. No caso, ele tem uma câmera principal de 50 MP auxiliada por dois sensores secundários de 13 MP ultrawide e 5 MP macro. Para selfies, o ROG Phone 7 leva uma vantagem considerável, tendo substituído o sensor de 12 MP encontrado no ROG Phone 6 por um de 32 MP, o que pode garantir qualidade de imagem melhor tanto para fotos quanto para videochamadas.
Outros recursos
O ROG Phone 6 já contava com um sistema de resfriamento próprio, e o ROG Phone 7 manteve o recurso com melhorias. A nova câmara de vapor de ciclo rápido redesenhada para o ROG Phone 7 promete aumentar a eficácia da dissipação de calor em até 168% superior ao do ROG Phone 7. Isso garante desempenho de ponta sem que o aparelho fique superaquecido e possa inclusive causar queimaduras no usuário, ou enfrente problemas em seu funcionamento.
A câmara funciona em conjunto com folhas de grafite para auxiliar a reduzir temperaturas, e o aparelho ainda tem uma estrutura de nitreto de boro para aumentar a transferência de calor.
Ainda nos recursos voltados para games, o ROG Phone 7 ainda conta com o X Mode, um truque de software da Asus que equilibra o desempenho com o consumo de energia para garantir jogos de qualidade sem que a bateria esgote rapidamente.
E, assim como o ROG Phone 6, o ROG Phone 7 conta com os botões táteis AirTrigger que permitem ao usuário calibrar e personalizar a experiência dos jogos de acordo com seus gostos e necessidades.
Conclusão: ROG Phone 6 x ROG Phone 7
Com poucas melhorias em relação ao modelo anterior, o novo ROG Phone 7 surge como um potente smartphone gamer, com recursos interessantes que devem ajudar bastante quem gosta de jogar no celular a ter a melhor experiência de jogo. A Asus também oferece um modelo mais avançado — o ROG 7 Pro —, mas, para este comparativo, escolhemos apenas os modelos básicos da linha gamer.
Fonte: Olhar Digital
Comentários