Miranda (MS) – No último domingo (16/04), o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Renato Augusto dos Anjos Garnes, teve a honra de encontrar o CB PM REF José André dos Santos, um veterano com uma história admirável na Polícia Militar.
Com 85 anos de idade, o CB PM REF André ingressou na corporação em 1957, antes mesmo da divisão dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e à época, iniciou sua carreira no destacamento de Ribas do Rio Pardo. Durante seus anos de serviço, o veterano trabalhou em diferentes municípios, incluindo Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, Bom Fim (atualmente Jaraguari), Paranaíba e Camapuã.

No entanto, a carreira do CB PM REF André não foi isenta de perigos. Em 1963, ele foi alvejado após realizar a prisão de um indivíduo, tendo ficado em coma por cerca de 10 dias e perdido o movimento dos braços por dois anos, o que resultou em sua reforma. Apesar do incidente, sua dedicação e bravura continuaram a inspirar seus colegas e a população.
Com sua reforma, o CB PM REF André optou por pertencer a Cuiabá (MT) após a divisão do Estado. Sua história é um testemunho da importância dos veteranos e da sua contribuição para a construção da instituição.
Por serem a base da nossa instituição e os responsáveis pelo legado da Polícia Militar, é sempre uma honra para o Comando poder encontrar e ouvir as inúmeras histórias dos veteranos.



Comentários