Artistas e autores da Alemanha pedem que a União Europeia amplie o projeto de regulação do ChatGPT levando em consideração a ameaça de direitos autorais, informou a Reuters.

De acordo com a agência, 42 associações e sindicatos alemães que representam mais de 140 mil pessoas do setor enviaram uma carta à Comissão Europeia, Conselho Europeia e legisladores do bloco.

Leia mais:

A carta levanta preocupações sobre como a inteligência generativa pode copiar criações humanas com os prompts de comando. 

O uso não autorizado de material de treinamento protegido, seu processamento não transparente e a previsível substituição das fontes pela saída de IA generativa levantam questões fundamentais de responsabilidade e remuneração, que precisam ser abordadas antes que ocorram danos irreversíveis.

Carta assinada por associações e sindicatos de artistas e autores alemães.

No início do mês, o comissário federal da Alemanha para proteção de dados, Ulrich Kelber, disse que o país poderia suspender o chatbot caso decida investigar se a tecnologia viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa (RGDP). 

“Em princípio, tal ação também é possível na Alemanha”, disse o comissário, informando que o país já solicitou para a Itália mais detalhes do motivo da proibição e suas descobertas.

Preocupação com a IA

Com informações de Reuters.