O mercado mundial de smartphones enfrenta o quinto trimestre consecutivo em quedas. Segundo o relatório divulgado pela Canalys, os primeiros três meses de 2023 registraram 12% de diminuição quando comparados ao mesmo período no ano anterior.

Esses resultados não surpreendem os analistas, já que fazem parte de cenário comum nos últimos meses. Embora haja melhorias destacáveis em fatores macroeconômicas, ainda são desfavoráveis para o mercado – que ainda segue em processo de recuperação e tentativa de estabilidade.

Comparativo de vendas das fabricantes no mesmo período entre os anos 2022 e 2023 (Imagem: Canalys)

“As condições macroeconômicas locais continuaram a dificultar os investimentos e operações dos fornecedores em vários mercados. Apesar dos cortes de preços e das pesadas promoções dos fornecedores, a demanda do consumidor permaneceu lenta, particularmente no segmento de baixo custo, devido à alta inflação que afeta a confiança e os gastos do consumidor.”

Sanyam Chaurasia, analista da Canalys

“Além disso, a contínua e lenta demanda do usuário final desencadeou grande onda de desestocagem em toda a cadeia de suprimentos, com canais reduzindo os níveis de estoque para operações seguras. Para manter baixo nível de volume de vendas, os fornecedores continuaram a usar técnicas de produção cautelosas, o que teve impacto negativo a longo prazo no desempenho operacional da cadeia de suprimentos de componentes.”

Sanyam Chaurasia, analista da Canalys

Com informações de Canalys

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!