A semifinal da Liga dos Campeões sequer está totalmente definida, mas já há um fato consumado. A edição 2022/23 é a que reunirá mais títulos nas semis em toda história, impulsionada pelo retorno do Milan a esta fase após 16 anos. Além dos rossoneri, os segundos maiores vencedores do torneio, quem também já está garantido é o bicho-papão Real Madrid. Juntos, espanhóis e italianos somam 21 troféus.
A última vez que os dois maiores campeões da Champions se reuniram numa semifinal foi há exatas duas décadas, em 2002/03. À época, o Real, que tinha nove títulos, era seguido de perto pelo Milan, que tinha cinco e acabou por conquistar o sexto título justamente naquela temporada. A semifinal de 20 anos atrás reuniu quatro campeões (Real, Milan, Internazionale e Juventus), que à época somados tinham 18 conquistas – hoje, o mesmo grupo conta com 26, alavancados especialmente pelos Merengues, que venceram cinco troféus nesse período.
Neste século, aquela semifinal de 20 anos atrás foi a mais pesada por muito tempo. Das 23 Ligas dos Campeões que aconteceram desde 2000, apenas três edições reuniram quatro campeões nas semis – 2012/13 (Bayern, Barcelona, Dortmund, Real) e 2014/15 (Juventus, Real, Barcelona e Bayern). Nesta temporada, o feito pode até ser repetido pela quarta vez, caso o Bayern reverta a desvantagem para o Manchester City, mas independente disso o recorde de mais títulos em uma fase semifinal já está garantido.
Além dos 21 troféus que somam Real e Milan, a semifinal já tem, no mínimo, mais dois troféus. Como Benfica e Internazionale disputam uma vaga, automaticamente esse número será aumentado – com dois títulos, caso passem os portugueses, ou com três, caso passem os italianos. Assim, na pior das hipóteses, com 23 troféus, a temporada 2022/23 supera a pesadíssima edição de 2017/18, que à época reuniu 22 títulos.
A temporada 2017/18 teve, na semifinal, Liverpool, Real e Bayern, além da “intrusa” Roma. A conta daquela época era de 12 títulos para o Real Madrid (que viria a conquistar o 13º), cinco para o Bayern e cinco para o Liverpool. Hoje, esses mesmos clubes têm 26 conquistas de Champions.
Na hipótese mais otimista para impulsionar ainda mais o recorde desta temporada, o número de troféus pode chegar até 30 na semifinal. Para isso, além dos 14 títulos de Real Madrid e sete do Milan, seriam precisos mais seis do Bayern e três da Internazionale – o cenário mais complicado é dos bávaros, que perderam por 3 a 0 para o Manchester City no jogo de ida.
Fonte: Ogol
Comentários