O BuzzFeed News, braço de notícias vencedor do Prêmio Pulitzer do BuzzFeed.com, está sendo fechado, anunciou o CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, à equipe na quinta-feira (19).

A paralisação está acontecendo como parte de nova onda de demissões na empresa, que reduzirá a força de trabalho da empresa em cerca de 15%.

“Embora ocorram demissões em quase todas as divisões, determinamos que a empresa não pode mais continuar a financiar o BuzzFeed News como organização autônoma”, escreveu Peretti em memorando para a equipe que a empresa compartilhou com o The Verge.

Peretti disse que se concentraria no HuffPost, adquirido em 2020, como a marca de notícias da empresa, porque a publicação é “lucrativa com público leal direto na primeira página”. Tanto o HuffPost quanto o BuzzFeed planejam abrir “várias funções selecionadas” para funcionários do BuzzFeed News.

Peretti disse que “tomou a decisão de investir demais” no BuzzFeed News porque amava seu trabalho e missão.

“Isso me deixou lento para aceitar que as grandes plataformas não forneceriam a distribuição ou o suporte financeiro necessário para apoiar o jornalismo premium gratuito criado especificamente para as mídias sociais.”

A publicação ganhou o Prêmio Pulitzer em 2021 por sua cobertura da detenção de centenas de milhares de muçulmanos na China.

Quanto ao motivo pelo qual o BuzzFeed está fazendo essas mudanças, “enfrentamos mais desafios do que posso contar nos últimos anos: pandemia, mercado SPAC enfraquecido que rendeu menos capital, recessão tecnológica, economia difícil, mercado de ações em declínio, mercado de publicidade digital em desaceleração e mudanças contínuas de público e plataforma”, disse Peretti.

“Lidar com todos esses obstáculos de uma vez é parte do motivo pelo qual precisamos tomar decisões difíceis para eliminar mais empregos e reduzir gastos.”

Crise

O BuzzFeed está lutando há algum tempo como resultado de mudanças na plataforma. A empresa também está experimentando artigos gerados por IA, incluindo questionários e guias de viagem. Ela demitiu 12% de sua equipe em dezembro.

Leia abaixo o memorando completo do CEO da empresa aos colaboradores:

Olá a todos,

Estou escrevendo para anunciar algumas notícias difíceis. Estamos reduzindo nossa força de trabalho em aproximadamente 15% hoje em nossas equipes de negócios, conteúdo, tecnologia e administração e iniciando o processo de fechamento do BuzzFeed News. Além disso, estamos propondo reduções de headcount em alguns mercados internacionais.

Os funcionários afetados (exceto aqueles no BuzzFeed News) receberão um e-mail do RH em breve. Se você está recebendo esta nota minha, você não foi afetado pelas mudanças de hoje. Para o BuzzFeed News, iniciamos discussões com o News Guild sobre essas ações.

Como parte das mudanças de hoje, nosso CRO Edgar Hernandez e COO Christian Baesler tomaram a decisão de sair da empresa. Sou grato a ambos por sua paixão e dedicação à Complex e ao BuzzFeed, Inc. Christian estará conosco até o final de abril e Edgar até o final de maio para ajudar na transição.

Marcela Martin, nossa Presidente, assumirá a responsabilidade por todas as funções de receita com efeito imediato. Nos EUA, Andrew Guendjoian é nosso novo chefe de vendas, e Ken Blom continuará em sua função como chefe de operações de receita. Globalmente, as vendas internacionais serão realizadas sob Rich Reid, Head of International e Head of Studio, também reportando a Marcela.

Tenho muita confiança nessa equipe de liderança de receita e nos planos iniciais que vi deles para acelerar o desempenho de nossa Business Org. Compartilharemos mais sobre seus planos no Business All Hands na próxima semana (e estamos estendendo um convite para toda a empresa).

As mudanças que a Organização Comercial está fazendo hoje estão focadas em reduzir as camadas em sua organização, aumentar a velocidade e a eficácia dos argumentos de venda, simplificar nosso mix de produtos, dobrar os criadores e começar a trazer aprimoramentos de IA para todos os aspectos de nosso processo de vendas.

Embora estejam ocorrendo demissões em quase todas as divisões, determinamos que a empresa não pode mais continuar financiando o BuzzFeed News como uma organização independente. Como resultado, entraremos em contato com o News Guild sobre nossos planos de redução de custos e o que isso significará para os membros do sindicato afetados.

HuffPost e BuzzFeed.com sinalizaram que abrirão uma série de funções selecionadas para membros do BuzzFeed News. Essas funções serão alinhadas com as metas de negócios dessas divisões e corresponderão às habilidades e pontos fortes de muitos dos editores e repórteres do BuzzFeed News. Levantamos essa ideia com o News Guild esta manhã e esperamos discuti-la mais a fundo. Seguindo em frente, teremos uma única marca de notícias no HuffPost, que é lucrativa, com um público leal direto na primeira página.

Quero explicar um pouco mais sobre por que chegamos a essas decisões profundamente dolorosas. Enfrentamos mais desafios do que posso contar nos últimos anos: uma pandemia, um mercado de SPAC enfraquecido que rendeu menos capital, uma recessão tecnológica, uma economia difícil, um mercado de ações em declínio, um mercado de publicidade digital em desaceleração e audiência contínua e mudanças de plataforma. Lidar com todos esses obstáculos de uma vez é parte do motivo pelo qual precisamos tomar decisões difíceis para eliminar mais empregos e reduzir gastos.

Mas também quero ser claro: eu poderia ter gerenciado melhor essas mudanças, pois o CEO desta empresa e nossa equipe de liderança poderiam ter tido um desempenho melhor, apesar dessas circunstâncias. Nosso trabalho é adaptar, mudar, melhorar e realizar, apesar dos desafios do mundo. Podemos e faremos melhor.

Em particular, o processo de integração do BuzzFeed e Complex e a unificação de nossas duas organizações de negócios deveria ter sido executado de forma mais rápida e melhor. O ambiente macro é difícil, mas tínhamos potencial para gerar muito mais receita do que entregamos nos últimos 12 meses.

Além disso, tomei a decisão de investir demais no BuzzFeed News porque amo muito o trabalho e a missão deles. Isso me deixou lento para aceitar que as grandes plataformas não forneceriam a distribuição ou o suporte financeiro necessário para apoiar o jornalismo gratuito e premium criado especificamente para as mídias sociais.

De forma mais ampla, lamento não ter mantido a empresa em padrões mais elevados de lucratividade, para nos dar a proteção necessária para administrar as crises econômicas e do setor e evitar dias dolorosos como hoje. Nossa missão, nosso impacto na cultura e nosso público é o que mais importa, mas precisamos de uma empresa mais forte para proteger e sustentar esse importante trabalho.

Saiba que esgotamos muitas outras medidas de economia de custos para preservar o máximo de empregos possível. Estamos reduzindo orçamentos, cargos em aberto, viagens e entretenimento e a maioria das outras despesas discricionárias e não geradoras de receita. Assim como reduzimos nossa pegada em Nova York no ano passado, reduziremos nossos imóveis em Los Angeles – de quatro prédios para um, o que economiza milhões em custos e reflete nosso atual estado híbrido de trabalho.

Aprendi com esses erros e a equipe que está avançando também aprendeu com eles. Sabemos que as mudanças e melhorias que estamos fazendo hoje são passos necessários para a construção de um futuro melhor.

Nos próximos meses, trabalharemos juntos para administrar uma organização comercial mais ágil e focada, com capacidade de gerar mais receita. Concentraremos nossos esforços de notícias no HuffPost, uma marca lucrativa com um público altamente engajado e leal, menos dependente de plataformas sociais. Vamos capacitar nossas equipes editoriais em todas as nossas marcas para fazer o melhor trabalho criativo e construir uma interface onde esse trabalho possa ser empacotado e levado aos anunciantes de forma mais eficaz. E traremos mais inovação para os clientes na forma de criadores, IA e momentos culturais que só podem acontecer no BuzzFeed, Complex, HuffPost, Tasty e First We Feast.

Pode não parecer assim hoje, mas estou confiante de que o futuro da mídia digital está ao nosso alcance. Nossa indústria está sofrendo e pronta para renascer. Estamos nos esforçando muito hoje e começaremos a abrir caminho para um futuro brilhante.

Na segunda-feira começaremos a conversar com cada divisão sobre o caminho a seguir. E, enquanto isso, espero que você possa tirar um tempo para si mesmo neste fim de semana.

Obrigado por apoiar um ao outro em um dia difícil.

Jonas

Com informações de The Verge