Um garoto de 13 anos residente de Ohio, nos Estados Unidos, morreu após participar do “Desafio Benadryl” do TikTok. A rede social divulgou um comunicado sobre o ocorrido prestando condolências à família e dizendo que desconhecia esse tipo de conteúdo na plataforma.

 Nossas mais profundas condolências vão para a família. No TikTok, proibimos e removemos estritamente conteúdo que promova comportamentos perigosos com a segurança de nossa comunidade como prioridade. Nunca vimos esse tipo de tendência de conteúdo em nossa plataforma e bloqueamos as pesquisas por anos para ajudar a desencorajar o comportamento de imitação.

Nossa equipe de 40 mil profissionais de segurança trabalha para remover violações de nossas diretrizes da comunidade e incentivamos nossa comunidade a denunciar qualquer conteúdo ou conta que os preocupe.

TikTok, em nota enviada à CNN.

Jacob Stevens estava em casa com amigos que o gravavam, enquanto ele tomava mais de uma dúzia de comprimidos de Benadryl. As gravações mostraram o momento que o adolescente começou a convulsionar.

O Benadryl é um anti-histamínico de venda livre usado para tratamento de alergias. Conforme divulga a Johnson & Johnson na bula do medicamento, os usuários devem tomar entre um e dois comprimidos a cada quatro e seis horas.

Em 2020, a Food and Drug Administration (FDA) emitiu um alerta específico citando o TikTok sobre o “Desafio Benadryl”, que na época já era divulgado na rede social.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) está alertando que tomar doses maiores do que as recomendadas do medicamento comum para alergia sem receita (OTC) difenidramina (Benadryl) pode levar a sérios problemas cardíacos, convulsões, coma ou até morte. Estamos cientes de notícias de adolescentes que acabaram em salas de emergência ou morreram após participar do ‘Desafio Benadryl’ incentivado em vídeos postados no aplicativo de mídia social TikTok.

Comunidado de 2020 do Food and Drug Administration sobre o “Desafio Bernadryl”.

Portanto, soa estranha a declaração da rede social controlada pela ByteDance informando que desconhecia esse tipo de conteúdo na plataforma. Afinal, em 2020, o FDA informou que entrou em contato com o TikTok pedindo que os vídeos do “Desafio Benadryl” fossem removidos.

No site da Johnson & Johnson, fabricante do medicamento, um comunicado informa que a empresa está trabalhando com o TikTok e outras mídias sociais para remover conteúdos como esse.

Justin Stevens, pai de Jacob, informou ao canal ABC 6 que entrou em contato com o governo de Ohio para que seja imposta uma restrição de idade para compra de medicamentos como o Benadryl. Ele também orientou que pais fiquem atentos nas atividades de seus filhos nas mídias sociais.

“Fique de olho no que eles estão fazendo naquele telefone. Converse com eles sobre a situação.”.

Não é o único desafio perigoso na rede social

Com informações de Gizmodo e CNN.