A General Motors deseja fabricar carros elétricos no Brasil. A informação foi confirmada por Santiago Chamorro, presidente do grupo automotivo na América do Sul. Em entrevista nesta quarta-feira (19), o executivo disse ainda que o Centro de Desenvolvimento da montadora no Brasil será um dos parceiros no desenvolvimento da próxima geração de EVs da GM.

As colaborações envolvem outras áreas, como eficiência energética e conectividade. O anúncio foi visto como um sinal muito positivo para o mercado nacional, já que a inclusão de mais brasileiros no programa reforça a posição do país no segmento.

Nova Picape Silverado EV pode vir para o Brasil.
Nova Picape Silverado EV pode vir para o Brasil. Imagem: Divulgação/Chevrolet

Elétricos da GM confirmados no Brasil

Bolt EUV será o próximo elétrico lançado pela GM no Brasil.
Bolt EUV será o próximo elétrico lançado pela GM no Brasil. Imagem: Divulgação/Chevrolet

Produção de EVs no Brasil

A princípio, Chamorro diz que as primeiras unidades dos modelos serão importados, no entanto, há grande chance da produção local começar até 2030. “Provavelmente nós seremos os primeiros nessa inovação de industrializar veículos elétricos no país e não vai ser muito distante de agora”, afirmou o executivo.

A GM já estaria planejando os investimentos necessários para adaptar plantas atuais e linhas de produção com novas instalações para lidar com o grande volume de baterias, por exemplo. O próprio Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA), em Indaiatuba (SP) e o Centro Tecnológico (CT), em São Caetano do Sul (SP) já estão prontos. Parte dos investimentos na ordem de R$ 10 bilhões feito pela GM desde 2019 no Brasil.

Sobre a aposta nos carros elétricos, Chamorro diz que a mudança visa atender as novas demandas dos compradores. O executivo inclusive citou uma pesquisa feita pela empresa sobre comprar carros novos nos próximos 12 a 18 meses. O resultado diz que a maioria dos ouvidos (86%) já considera ter um carro elétrico na garagem.

O carro é divertido de dirigir; fácil de carregar, como um celular; os custos de operação são vantajosos, comparando eletricidade e combustível; o bem-estar por contribuir com o ambiente. Zero por cento desses consumidores manifesta intenção de voltar ao veículo de combustão interna

Santiago Chamorro, presidente do grupo GM na América do Sul

Com informações da Quatro Rodas e Autoesporte