A próxima meta para o Google na concorrida “guerra de IA” é integrar a tecnologia ao seu negócio de publicidade online. A notícia foi divulgada pelo The Financial Times.

Segundo a publicação, a gigante de buscas vai apostar alto em novos programas de anúncios com IA generativa ainda este ano.

O que foi revelado até aqui:

Vale ressaltar que o programa já usa aprendizado de máquina para personalizar gastos. A principal diferença é que essas novas atualizações afetam diretamente o lado criativo usado nos anúncios. Esta nova abordagem, no entanto, é arriscada e não está livre de problemas.

O que pode dar errado 

Sistemas generativos de IA, como geradores de texto (ChatGPT e cia), já mostraram que podem errar e replicar informações falsas. Um fonte que teve acesso à apresentação disse ao portal que está preocupada que a IA do Google introduza erros factuais em campanhas publicitárias. “Ele é otimizado para converter novos clientes e não tem ideia do que é a verdade”, disse. 

Em resposta, o Google disse ao FT que vai “adotar proteções contra essa eventualidade”. Apesar das garantias, é improvável que a empresa consiga “blindar” totalmente os novos produtos de IA. O Google também corre para acompanhar os rivais e, na pressa, vem cometendo erros graves

A Big Tech também está sendo pressionado em várias frentes. O espaço das startups já está repleto de empresas que oferecem sistemas de IA, inclusive na área de publicidade, enquanto concorrentes como o Canva, já oferecem ferramentas inteligentes para criar conteúdo. 

Por fim, o maior rival do Google em publicidade online, o Facebook, também planeja introduzir ferramentas de publicidade com IA, acirrando ainda mais a briga no segmento.

Via: Financial Times