Uma gigantesca piscina chamada Laboratório de Flutuabilidade Neutra (NBL) está sendo adaptada pela NASA para se tornar uma espécie de réplica subaquática da Lua. O objetivo da agência é usar a instalação como base de treinamento para os astronautas do Programa Artemis.
Eles vão mergulhar a uma profundidade 12 metros para experimentar algo em torno de 15% da gravidade da Terra, com a ajuda de pesos e dispositivos de flutuação, dentro do tanque de mergulho de cerca de 1,9 mil metros quadrados.
A agência espacial está cuidando de todos os detalhes para parecer que os astronautas estão realmente andando na Lua, incluindo pedras, areia e até mesmo o movimento do Sol.
“Estamos no meio da instalação de areia que imita o regolito lunar”, disse Clay Tomlinson, gerente de programa da V2X, a empresa contratada pela NASA para construir a réplica da Lua no NBL, em entrevista ao site Futurism. Segundo ele, isso “permitirá que os astronautas atravessem esse ambiente apenas para entender como vão se sentir”.
O NBL já foi usado anteriormente para treinar tripulações para estadias prolongadas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), bem como em recuperações de teste da cápsula Orion – a espaçonave que vai levar astronautas para a Lua após ser lançada no topo do superfoguete Space Launch System (SLS).
Abaixo, um tour virtual 360º pelo laboratório:
A NASA planeja usar a instalação futuramente para simular a Lunar Gateway, a estação espacial que servirá como apoio aos astronautas a caminho da superfície da Lua.
E, à medida que mais parceiros espaciais comerciais estão se envolvendo, a V2X espera fornecer a um número crescente de empresas privadas simulações subaquáticas também.
“Estamos em um momento ousado”, disse Tomlinson. “Você pode sentir isso em todo o centro. Há empolgação em torno da exploração e novos desafios. Agora, mais do que vi anteriormente”.
Os primeiros astronautas a pisar na Lua em mais de meio século devem ser lançados pela NASA no fim desta década, durante a missão Artemis 3.
Fonte: Olhar Digital
Comentários