O futebol italiano está de volta ao protagonismo das competições europeias. Com quatro semifinalistas, dois na Liga dos Campeões, dois na Liga Europa e outro na Liga Conferência, a Itália é o país com mais presenças nessa fase mais aguda dos torneios – são cinco representantes, contra dois de Inglaterra e Espanha. O sucesso internacional de Milan, Internazionale, Juventus, Roma e Fiorentina, porém, ainda vem com um drama: a classificação desses clubes para as próximas competições europeias.
Com este novo cenário, a Juventus roubou posições, empurrou o Milan para fora da zona de classificação da próxima Liga dos Campeões e complicou ainda mais a tarefa da Internazionale, que já estava de fora deste grupo. Hoje, via Campeonato Italiano, os classificados da Champions 2023/24 seriam Napoli, Lazio, Juventus e Roma.
Diferente do que acontece no Brasil e nas competições chanceladas pela Conmebol, na Uefa não existem as vagas herdadas. Portanto, o sucesso mútuo dos italianos não mudaria, com efeito imediato, o futuro dos rivais na tabela. O bom desempenho nos torneios da Uefa é refletido em mais vagas para os países de modo gradual, por meio de um coeficiente que determina o ranking dos países e aumenta (ou diminui) o número de vagas conforme o desempenho acumulado nos últimos cinco anos.
Assim, hoje o cenário de classificação para a próxima Liga dos Campeões não poderia ser mais simples. A primeira opção é figurar entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Italiano, em disputa que ainda verá alguns confrontos diretos, como Milan x Juve, Milan x Roma e Roma x Internazionale. A outra opção, na verdade, é a obsessão. Um dos rivais da cidade de milão já está garantido na final da Champions, e o título, que encerraria um jejum de 12 anos da Itália, dá vaga na disputa da próxima temporada.
A lógica é a mesma para Juventus e Roma. Semifinalistas da Liga Europa, os times não se enfrentam, encontrarão pelo caminho o papa-títulos Sevilla e os alemães do Bayer Leverkusen. O título da Liga Europa dá vaga na próxima Liga dos Campeões. Já para a Fiorentina, que tem a chance de conquistar seu primeiro troféu internacional em 60 anos, o título da Conference League a levaria para a próxima Liga Europa – neste momento, em 9º no italiano, a Viola ficaria de fora das competições da Uefa.
Fonte: Ogol
Comentários