Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a chuva de meteoros Líridas, considerada por muitos a primeira das principais chuvas de meteoros que acontecem todos os anos, tem máxima esperada para a madrugada de sábado (22) para domingo (23), quando as chances de se ver “estrelas cadentes” serão maiores.
No entanto, ela já está ativa desde o dia 15, com término previsto para o dia 29. Sendo assim, a noite desta sexta-feira (21) pode ser uma boa oportunidade de ver belos rastros de luz no céu.
Para isso, você nem precisa sair de casa! Basta assistir ao Olhar Espacial desta noite, que vai trazer imagens ao vivo de câmeras de monitoramento apontadas para o alto na tentativa de registrar a passagem de alguns deles.
No programa, vamos saber o que esperar da chuva de meteoros Líridas, curiosidades, o que ela tem de especial e como aqueles que se interessarem por esse tipo de fenômeno poderão observá-la na noite de pico.
Tudo isso, em um bate papo superinteressante com o professor e divulgador científico Marcos Calil, mestre e doutor em História da Astronomia, profissional em planetários e observatórios há mais de 18 anos.
Ele já foi chefe da Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo e, atualmente, é professor de Astronomia no Colégio FAAT, em Atibaia, onde mora e mantém um Observatório residencial arquitetado para astrovídeo, a partir do qual promove diversas lives para o YouTube.
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).
Fonte: Olhar Digital
Comentários