O TikTok atualizou suas diretrizes e adicionou uma política para proibir vídeos com desinformação sobre mudanças climáticas no aplicativo. A mudança acontece semanas após a empresa anunciar que mudaria sua política para conteúdos de inteligência artificial.
Conforme relatou a rede social em comunicado, a mudança começa a partir de hoje (21) e removerá qualquer conteúdo que “prejudique o consenso científico bem estabelecido”. Os usuários que pesquisarem sobre informações climáticas serão direcionados para uma página de ”informações oficiais” criada pelo TikTok em parceria com as Nações Unidas.
Em 21 de abril, começaremos a intensificar a aplicação de uma nova política de desinformação sobre mudanças climáticas que remove informações errôneas sobre mudanças climáticas que prejudicam o consenso científico bem estabelecido, como conteúdo que nega a existência de mudanças climáticas ou os fatores que contribuem para isso.
Como fazemos com todas as políticas de desinformação, trabalharemos com parceiros independentes de verificação de fatos ao aplicar esta política para ajudar a avaliar a precisão do conteúdo.
TikTok em comunicado.
Além da remoção de conteúdos que contrariam a ciência, a rede social também adicionou selos ou legendas que descrevem como “sintético”, falso”, “não real” ou “alterado” conteúdos manipulados por inteligência artificial, por exemplo.
TikTok diz que não conhecia desafio que matou adolescente
Um garoto de 13 anos residente de Ohio, nos Estados Unidos, morreu após participar do “Desafio Benadryl” do TikTok. A rede social divulgou um comunicado sobre o ocorrido prestando condolências à família e dizendo que desconhecia esse tipo de conteúdo na plataforma.
O Benadryl é um anti-histamínico de venda livre usado para tratamento de alergias. Conforme divulga a Johnson & Johnson na bula do medicamento, os usuários devem tomar entre um e dois comprimidos a cada quatro e seis horas.
Em 2020, a Food and Drug Administration (FDA) emitiu um alerta específico citando o TikTok sobre o “Desafio Benadryl”, que na época já era divulgado na rede social.
Portanto, soa estranha a declaração da rede social controlada pela ByteDance informando que desconhecia esse tipo de conteúdo na plataforma. Afinal, em 2020, o FDA informou que entrou em contato com o TikTok pedindo que os vídeos do “Desafio Benadryl” fossem removidos.
Para mais informações acesse a matéria completa.
Com informações de Engadget.
Fonte: Olhar Digital
Comentários