Embora realmente pareça que o BeReal, aplicativo de postagens de fotos instantâneas, tenha entrado no mesmo caminho que o Clubhouse (que sucumbiu à concorrência e caiu no desinteresse dos usuários), segundo a equipe do app francês, a plataforma está ativa e crescendo, tendo alcançado os 20 milhões de usuários em todo o mundo.

Resumo: 

Temos estado calados porque estamos mais a fazer do que a falar. E temos estado ocupados! Mas, isso significa que as pessoas têm adivinhado o que temos feito e como as coisas estão indo, e nem sempre com precisão… hora de esclarecer as coisas. Continuamos a crescer — BeReal tem mais de 20 milhões de usuários ativos diários em todo o mundo.

BeReal em comunicado. 

Segundo o NYT, que se baseou nos dados da Sensor Tower, uma empresa de inteligência de mercado, o número de usuários do aplicativo caiu cerca de 61% nos últimos meses, para menos de seis milhões. O motivo seria a redução do fator novidade e a ascensão de rivais. 

O TikTok, por exemplo, copiou o conceito de instantaneidade, pedindo aos usuários para compartilhar fotos usando as câmeras frontal e traseira. Para conferir o conteúdo de outros amigos, é preciso compartilhar primeiro a foto, o que é idêntico à aposta do BeReal. O app chinês chamou a nova ferramenta de TikTok Now. 

Logo do BeReal em um celular
Imagem: Lost_in_translation/Shutterstock

O Instagram também entrou na onda de ‘mostre a vida como ela é’ e lançou no fim do ano passado o “Candid Stories” (Stories Escondidos, em tradução livre), o recurso permite ao usuário compartilhar fotos e vídeos produzidos em algum momento aleatório do dia. As câmeras frontal e traseira também são exigidas. (A opção ainda não está disponível no Brasil). 

Aproveitando a ‘deixa’ (e mostrando que segue em expansão), o BeReal também anunciou que está testando uma ferramenta no app, por ora apenas no Reino Unido. O novo recurso irá permitir que usuários postem duas fotos instantâneas extras por dia nos horários de sua escolha — desde que compartilhem seu BeReal regular no horário. 

Vale acrescentar que o Brasil foi 2° país com mais download da rede social algum tempo após seu lançamento, em 2020. Para entender mais sobre o que é o BeReal, clique aqui

Com informações do Engadget, BeReal e The New York Times