A BYD, maior vendedora de veículos elétricos da China, acredita que a direção totalmente autônoma é “basicamente impossível” e que a tecnologia por trás desses sistemas de assistência ao motorista seria mais adequada para a fabricação.
A citação vem de Li Yunfei, um dos porta-vozes da BYD, que disse a repórteres no Salão Internacional do Automóvel de Xangai 2023 que os carros autônomos são talvez uma proposta falsa, acrescentando que seria difícil identificar quem está errado no caso de um acidente de trânsito envolvendo um veículo autônomo.
Achamos que a tecnologia de direção autônoma totalmente separada dos humanos está muito, muito distante e basicamente impossível.
Li Yunfei, um dos porta-vozes da BYD
Além disso, o porta-voz da BYD disse, sem mencionar o nome da Tesla, que pode haver muitas indústrias e negócios que investem muito dinheiro nessa tecnologia, “e, após investir por muitos anos, vai provar que não leva a lugar nenhum”.
Na China, os carros autônomos são fortemente regulamentados pelo governo, no sentido de que é proibido vendê-los ao público. No entanto, após muitos debates, algumas empresas obtiveram aprovações temporárias das autoridades locais em alguns subúrbios de Pequim, Xangai e outras cidades para operar táxis autônomos.
Ao mesmo tempo, no entanto, alguns dos maiores nomes da indústria automotiva têm trabalhado arduamente por muitos anos desenvolvendo sistemas de assistência ao motorista que pelo menos tentam ajudar o motorista a navegar por certas situações de trânsito.
No início de 2023, a Mercedes-Benz se tornou a primeira montadora a oferecer assistência ao motorista de nível 3 nos EUA (embora limitada a 65 km/h), enquanto a Tesla e seu CEO, Elon Musk, há muito divulgam os benefícios da direção autônoma.
Recentemente, Musk chegou ao ponto de sugerir que a Tesla poderia realmente vender carros com lucro zero e depois ganhar dinheiro com seu software autônomo.
No entanto, dois dos maiores pontos de venda da Tesla – os chamados recursos Autopilot e Full Self-Driving, que atraem muita atenção de fãs e críticos – ainda são considerados recursos de assistência ao motorista de nível 2.
Com informações de InsideEVs
Fonte: Olhar Digital
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