Se você o usa o navegador Edge, da Microsoft, fique atento. Isso porque o navegador parece enviar URLs dos sites visitados para o site da API do Bing, mecanismo de busca da empresa de Bill Gates.

Quem detectou esse problema de privacidade foram usuários do Reddit, ao notarem que versão mais recente do navegador envia solicitação para bingapis.com com a URL completa de quase todas as páginas em que você navega.

A Microsoft informou ao site de tecnologia The Verge que investiga relatórios sobre esse problema.

Problema de privacidade no Edge

Usuários do Reddit não conseguiram descobrir por que o Microsoft Edge anda enviando URLs que você visita para o site da API do Bing. Mas Rafael Rivera, engenheiro de software, explicou ao The Verge que isso é parte de um novo recurso mal implementado no navegador.

O Microsoft Edge agora tem um recurso de acompanhamento do criador que é ativado por padrão. Parece que a intenção era notificar o Bing quando você navega por determinados sites, como YouTube e Reddit. Mas não parece estar funcionando corretamente, porque, em vez disso, envia quase todos os URLs que você visita para o Bing.

Rafael Rivera, engenheiro de software, em entrevista ao The Verge

Recurso mal implementado

Notebook da Microsoft com navegador Edge aberto na página do buscador Bing
Após investigar, engenheiro de software descobriu o que vaza URLs visitadas pelo Edge para o Bing (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft começou a testar esse novo recurso de acompanhamento do criador no Edge em 2022, antes de lançá-lo de forma mais ampla nos últimos meses. Ideia era que ele servisse para você seguir seus criadores de conteúdo favoritos no YouTube e na web de forma geral. Se você desativá-lo, URLs não serão mais enviadas para bingapis.com.

A Microsoft tem um filtro para esse recurso de acompanhamento de criadores de conteúdo, que inclui, por exemplo, sites pornográficos. Sua função é impedir URLs de serem enviados para o site da API do Bing. Parece que, para cada URL não verificado anteriormente que você visita, ele passa para bingapis.com. Isso tem enormes implicações de privacidade, especialmente quando essa funcionalidade é habilitada por padrão.

“Estamos cientes dos relatórios, estamos investigando e tomaremos as medidas apropriadas para resolver quaisquer problemas”, disse Caitlin Roulston, diretora de comunicações da Microsoft, em comunicado ao The Verge. A Microsoft ainda não explicou por que as URLs estão sendo enviadas para este serviço bingapis.com ou como o Edge foi configurado para enviar quase todos os sites que você visita para o Bing.

Como desativar

Até que a Microsoft conclua sua investigação e corrija esse problema, é altamente recomendável desativar o recurso “seguir criadores” no Microsoft Edge. Provavelmente, você nunca soube que ele existia e nunca o usará, portanto, não vai fazer falta.

Para isso, navegue até Configurações, escolha a guia Privacidade, Pesquisa e Serviços e role para baixo até Serviços. Por fim, desative a opção ao lado de “Mostrar sugestões para seguir criadores”.

Com informações do The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!