Duas das maiores montadoras de automóveis anunciaram que vão construir fábricas para produzir baterias de veículos elétricos nos EUA — mas de forma individual. A GM e a Hyundai contarão com outras parceiras para investir em seus respectivos projetos.

A General Motors (GM) anunciou que trabalhará em parceria com a Samsung, investindo US$ 3 bilhões em uma fábrica de baterias de veículos elétricos, em uma localização ainda não informada. Enquanto isso, a Hyundai apostou em uma parceria com a fabricante de baterias sul-coreana, a SK On, em um investimento de US$ 5 bilhões em uma fábrica de baterias sediada no estado americano da Geórgia.

O projeto financiado pela GM e Samsung está previsto para produzir ”células prismáticas e cilíndricas ricas em níquel”. Um dos três tipos de células utilizadas nessas baterias, e diferente da que a GM costuma utilizar em seus veículos.

A Hyundai, por sua vez, declarou que a sua fábrica será construída no condado de Bartow, na Geórgia, e visa produzir células de bateria a partir do segundo semestre de 2025. Quando estiver em produção, essa fábrica deverá produzir anualmente 35 GWh de capacidade — o que segundo a Hyundai é suficiente para produzir 300 mil veículos elétricos.

Segundo a Global Data, empresa de dados e análises, estima-se que a produção de baterias cresça de 95,3 GWh em 2020 para 410,5 GWh em 2024.

Com informações de The Verge.