A General Motors anunciou nesta terça-feira (25) que irá encerrar a produção do Chevy Bolt EV e seu irmão mais robusto, o EUV, até o final de 2023. O comunicado foi feito pela CEO da GM, Mary Barra, durante uma teleconferência de resultados. 

Resumo: 

Quando o Chevrolet Bolt EV foi lançado, foi uma grande conquista técnica e o primeiro EV acessível, que colocou em movimento o futuro totalmente elétrico da GM. À medida que a empresa continua a crescer seu portfólio de EV com a plataforma Ultium e a construção continua na fábrica de montagem de Orion Township, MI, em preparação para a produção de caminhões elétricos a bateria a partir de 2024, a Chevrolet confirmou que a produção de Bolt EV e EUV terminará no final deste ano.

Cody Williams, gerente sênior de comunicações da Chevrolet. 

Embora recentemente a GM tenha ultrapassado a Ford em número de vendas de veículos elétricos e se tornado a segunda maior fabricante dos EUA, com o Bolt EV sendo um dos mais vendidos, a empresa explicou que o carro foi concebido para ser apenas a primeira tentativa da montadora em um veículo puramente elétrico e acessível para o mercado. 

Chevrolet-Bolt-EUV. Imagem: divulgação/Chevrolet

Posteriormente, o modelo foi atualizado e também ganhou uma versão mais parruda, o EUV, mas a chegada do Tesla Model 3, em 2018, impactou as vendas. Além disso, o tamanho compacto do Bolt não é mais o que a maioria dos compradores de carros americanos está procurando, preferindo SUVs e picapes maiores, disse a fabricante. 

No lugar do Bolt EV ficará o Chevy Equinox EV como o elétrico mais acessível da GM. A montadora disse que o SUV de médio porte começará a ser vendido por “cerca de US$ 30.000” quando for lançado no final deste ano. 

De acordo com informações do The Verge, a Tesla ainda domina relativamente o mercado de veículos elétricos nos EUA, com cerca de 66% de participação de mercado, enquanto a GM tem cerca de 6%. 

Com informações do The Verge