As reações dos cortes e demissões que impactaram grandes empresas já apresentam grandes reflexos nos lucros da GM (General Motors), conforme apresentado no relatório do primeiro trimestre de 2023. Segundo a empresa, lucro líquido nos primeiros três meses caiu para US$ 2,4 bilhões. Nesse mesmo período em 2022, registros foram de US$ 2,9 bilhões – ou seja, uma queda de 17%, aproximadamente.
A queda nos lucros acontece num cenário onde taxas de juros mais altas aumentaram custo de novos veículos para consumidores. Em paralelo a isso, receita no primeiro trimestre subiu 11%, somando US$ 40 bilhões.
O primeiro trimestre veio acima de nossas próprias expectativas, principalmente em função de preços e plano de incentivo consistente, bem como a demanda continua forte para nossos veículos.
Paul Jacobson, diretor financeiro da GM
Contexto da GM:
Nova fábrica em Ohio, fim do Chevrolet Bolt
A GM começou a fabricar uma nova geração de veículos elétricos, com baterias modulares produzidas numa nova fábrica em Ohio, nos Estados Unidos. Os veículos Cadillac Lyriq e GMC Hummer estão em produção, mesmo com baixo índice de vendas nos EUA desses modelos nesse período.
Enquanto isso, o elétrico Chevrolet Bolt – sucesso de vendas nesse período, se tornando o mais vendido graças as mais de 20 mil unidades vendidas – deixará de ser fabricado no final de 2023, segundo a presidente-executiva da GM, Mary T. Barra.
A General Motors anunciou a construção de uma fábrica de baterias em parceria com a Samsung SDI. Esse projeto terá investimento conjunto de US$ 3 bilhões, mas local ainda não foi revelado. Enquanto isso, a montadora também está trabalhando com outra empresa sul-coreana, a LG Energy Solution, na construção de uma fábrica de baterias de Ohio, além de outras duas no Tennessee e Michigan.
A GM ainda pretende lançar três modelos com as novas baterias, sendo o Chevrolet Silverado (uma picape elétrica), o Chevrolet Blazer e o Equinox SUV.
Com informações de The New York Times
Fonte: Olhar Digital
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