O carro popular pode realmente voltar! O eventual retorno do segmento já havia provocado discussões entre montadoras e associações automotivas. Agora, o Governo Federal também está considerando essa possibilidade e já trabalha com simulações para entender a viabilidade.

Medidas para o retorno

A diretora afirmou que debates com concessionárias de veículos estão acontecendo, a partir da proposta da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mas nada foi definido. A ideia é surgir com uma modelo viável para o carro popular.

Segundo o Auto Indústria, o veículo não deve ultrapassar R$ 50 mil, mas, para isso, provavelmente será um modelo compacto, de baixa potência e abastecido apenas com etanol. Atualmente, o modelo mais barato do Brasil é o Renault Kwid, que sai por cerca de R$ 70 mil.

Gandini lembrou que a questão das emissões de CO2 tem sido essencial nas discussões e defende que, para o retorno, é necessário criar melhores condições de financiamento para o brasileiro. Ela não comentou a liberação do uso de parte do FGTS para comprar um carro.

Rota 2030

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, já tinha adiantado que a segunda fase do Rota 2030 deverá estar pronta até junho deste ano.

O programa federal fornece incentivos e apoio ao desenvolvimento da indústria automotiva.

Com informações de Auto Indústria

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