Mercado do seguro se diversifica e cresce na região de Dourados, mostram números da MAPFRE

Contratação de seguro de vida foi a modalidade que mais cresceu na região no ano passado. Demanda por seguro empresarial, residencial e rural também teve alta

Ter um seguro de automóvel se tornou quase um item de primeira necessidade devido aos inúmeros riscos de um eventual acidente, mas o mercado de seguro é tão diversificado que o leque de opções passou a ser mais requisitado após a pandemia. Na região de Dourados e fronteira, o seguro de vida foi o que mais cresceu: 896%, seguido do seguro empresarial (85,02%), seguro residencial (40,52%), e rural (18,68%). As informações são da MAPFRE, uma das principais empresas do mercado segurador e financeiro do mundo.

No ano passado, o setor de seguros experimentou aumento de arrecadação de 12,9% ante 2021 e deve avançar 10% em 2023, projeta a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). A previsão de aumento das receitas no decorrer deste ano leva em conta uma projeção de expansão do PIB de 2,2%, amparada no aumento da renda das famílias, entre outros fatores na manutenção e aumento dos programas de transferência de renda.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o seguro está disponível para diversos tipos de perfis de pessoas e de acordo com cada bolso. “O seguro não é um serviço para pessoas da elite. É também para o cidadão comum, para o pequeno empresário, para toda a família”, especifica o diretor territorial da MAPFRE, Antônio Edmir Ribeiro. O seguro de vida, por exemplo, tem valor a partir de R$ 25 por mês. 

Uma das principais razões para se contratar um seguro, conforme o especialista, é a garantia de uma proteção capaz de cobrir as despesas necessárias e imediatas em um evento adverso. “No caso de uma ausência repentina ou da perda de bens em um acidente, o segurado e sua família estarão protegidos pela apólice. Nesse sentido, havendo o furto do veículo da família, por exemplo, a garantia de poder contar com a reposição desse bem indispensável é essencial. Ao mesmo tempo, os compromissos estarão protegidos com a disponibilidade de um carro reserva para atender às necessidades imediatas”, exemplifica o diretor da MAPFRE.

O crescimento do seguro de vida na região da Grande Dourados, segundo ele, seguiu uma tendência nacional, de pós pandemia. “O alto índice de mortes durante a pandemia deixou latente nas famílias o sentimento de desamparo a qualquer momento. Com isso, os brasileiros passaram a observar a importância do seguro, de como ele é essencial e faz uma grande diferença” explicou. Com o seguro de vida, famílias encontram possibilidade de manter o padrão financeiro até que consigam se reequilibrar. 

Recentemente, Antônio Edmir Ribeiro esteve em Dourados e Ponta Porã para fortalecer relacionamento com clientes, uma vez que a MAPFRE tem forte atuação em Mato Grosso do Sul. Outro seguro que cresceu bastante na região, segundo ele, é o do segmento residencial e empresarial. Para as moradias a procura também se deu em razão da pandemia, pois as famílias passaram a ficar mais tempo em casa. 

A vantagem desse seguro é que ele não cobre apenas contra furto ou incêndio, disponibilizando um amplo serviço com intuito de auxiliar nos diversos problemas que uma casa costuma ter, como problemas elétricos, chaveiro, encanador, vidraceiro, cobertura de telhas e outros. Já o seguro empresarial, personalizado e montado de acordo com a necessidade do empresário, também oferece diferentes coberturas, como proteção contra danos em equipamentos, segurança contra desastres naturais, danos morais a terceiros, assistência elétrica, hidráulico e mecânico, proteção contra roubo ou furto, entre outros. 

Região forte no agronegócio, o seguro rural também teve seu papel de crescimento em destaque na grande Dourados. Antônio Edmir, da MAPFRE, diz que a proteção ao produtor rural é sobre os riscos externos, como as chuvas, as geadas e mudanças drásticas de temperatura. O seguro rural é uma ferramenta que visa minimizar esses riscos, garantindo uma indenização em caso de perdas na produção. Com isso, o produtor tem mais segurança para investir em sua atividade, pois sabe que terá um suporte financeiro em caso de eventualidades.

Muitas pessoas ainda acreditam que contratar um seguro é burocrático ou não entendem como funcionam os planos e as formas de pagamento. Essa falta de conhecimento afasta a possibilidade de encontrar boas alternativas de assegurar a própria vida ou qualquer bem essencial. 

Procurar um corretor de confiança é essencial. “Na MAPFRE, por exemplo, todos os corretores estão aptos a apresentar as melhores opções de seguro de acordo com o perfil, as condições e as necessidades de cada pessoa ou empresa. Por isso insisto que é sempre bom procurar profissionais habilitados e capacitados para orientar na contratação de seguro”, orienta Edmir. 

Para fazer a adesão de um dos seguros oferecidos pela MAPFRE basta entrar em contato com um corretor de seguros, que fará a análise e indicará o melhor serviço. A lista de corretores pode ser acessada pelo site: pontosdevenda.mapfre.com.br/consulta_corretores_mais_new.asp 

Fonte: Dourados Agora

Comentários