Compartilha a senha da Netflix com amigos e parentes que não moram com você? Pode se preparar para pagar um valor a mais na assinatura.

Após divulgar os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2023, o streaming revelou o cronograma que mudará as condições de compartilhamento de senhas nos Estados Unidos e outros países. Segundo a empresa, a cobrança adicional pelo compartilhamento de senha será implementada até o final do segundo trimestre (30 de junho).

A Netflix não menciona ao certo quando os usuários brasileiros passarão a ser cobrados. Mas, considerando a informação de que a grande maioria dos grandes mercados do streaming seguirá esse cronograma, podemos esperar que até o final de junho o Brasil seguirá a nova regra.

No início do ano, a empresa disse que mudança aconteceria ainda no primeiro trimestre.

A medida não irá acabar com o compartilhamento de senhas, mas visa converter as contas compartilhadas em novas assinaturas após os resultados do streaming não terem sido animadores.

Conforme estimativa da Netflix, cerca de 100 milhões de casas compartilham senhas. Forçando a nova cobrança, a empresa espera conseguir mais assinantes, ou pelo menos uma receita maior pelas contas adicionais.

No primeiro trimestre, lançamos o compartilhamento pago em quatro países e estamos satisfeitos com os resultados. Aprendemos mais a cada lançamento e incorporamos os aprendizados mais recentes, que acreditamos que levarão a resultados ainda melhores.

Para implementar essas mudanças, mudamos o cronograma do lançamento amplo do final do primeiro trimestre para o segundo trimestre.

Netflix em carta aos investidores

A cobrança de compartilhamento de senhas começou no início deste ano no Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha. Nesses países, a empresa exige que os usuários definam um “local principal”.

Para os assinantes dos planos Standard ou Premium, o streaming oferece a opção de compra um membro extra. Com essa conta extra, até duas pessoas que não moram no lugar principal poderão criar um perfil próprio.

No Canadá a assinatura extra custa C$ 7,99; NZ$ 7,99 na Nova Zelândia; € 3,99 em Portugal e € 5,99 na Espanha.

Com informações de Forbes e BBC.