A Asus anunciou no começo de abril o ROG Ally, um PC gamer portátil com Windows 11 que promete levar jogos potentes para qualquer lugar. Na época, a fabricante não entrou em detalhes relacionados às especificações técnicas do dispositivo; agora, no entanto, a empresa falou um pouco mais sobre ele.

O ROG Ally é um concorrente para o Steam Deck, em primeiro lugar, e em segundo lugar para o Switch. Não é um console nos mesmos moldes do produto da Nintendo: ele não terá jogos exclusivos, sendo compatível com games de Windows 11 e também de serviços de streaming, mais parecido com o dispositivo da Valve (que roda o sistema Steam OS, mas também é compatível com Windows).

O ROG Ally é um PC com Windows completo, sendo capaz de rodar também games compatíveis com o sistema operacional da Microsoft. No entanto, até pelo seu design, ele é nitidamente voltado para jogos: a principal forma de interação é via controles acoplados ao aparelho, ou pela tela sensível ao toque.

Mas o ROG Ally consegue rodar jogos pesados?

Essa é uma dúvida que ainda será respondida, mas a tendência é que sim, ele seja compatível mesmo com alguns dos títulos mais exigentes da atualidade.

O ROG Ally será equipado com o processador AMD Ryzen Z1 com gráficos RDNA 3, o que, de acordo com a Asus, será o suficiente para rodar jogos AAA com alto desempenho. Ele também será compatível com o sistema de refrigeração térmica Zero Gravity da ROG que diminuí a temperatura do aparelho permitindo desempenho mais avançado.

Asus ROG Ally. Imagem: Divulgação/Asus

O aparelho é equipado com uma tela Full HD com taxa de atualização de 120 Hz. Sendo sensível ao toque, ela também permite que o usuário use os próprios dedos para navegar pelo sistema operacional.

O ROG Ally também é compatível com serviços de streaming de jogos como o Xbox Game Pass — quem comprar o aparelho ganhará 90 dias grátis para aproveitar a biblioteca de jogos oferecida pela Microsoft, seja ao instalar os games para rodar localmente, ou na nuvem pelo Xbox Cloud Gaming.

A Asus não entrou em detalhes relacionados às dimensões do ROG Ally, mas a expectativa é que ele seja maior do que o Nintendo Switch e tenha mais ou menos o mesmo tamanho do Steam Deck. A fabricante afirma, no entanto, que ele pesa apenas 608 gramas, e não deve ser incômodo carregá-lo na mochila, e nem segurá-lo por muito tempo.

Disponibilidade e preço

A Asus dará mais detalhes sobre o ROG Ally em maio. É esperado que a empresa confirme data de lançamento, preço, e outras especificações técnicas que ainda não foram divulgadas, como opções de memória RAM e armazenamento. O ROG Ally deve ser lançado no Brasil — a Asus inclusive já lançou o site oficial do dispositivo por aqui.