Além de operar como táxi aéreo no futuro, os eVTOLs (aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical) também têm potencial para atuar em outras áreas. Uma delas é a de transporte de cargas.

Como são mais baratos de operar e voam com zero emissões, esse tipo de aeronave pode até aposentar os helicópteros em aplicações de logística nos próximos anos.

Um dos exemplos é o Moya, um modelo de origem 100% nacional da Moya Aero que será o primeiro do ramo a decolar na América Latina. A operadora brasileira de helicópteros Helisul escolheu a aeronave para impulsionar a sua divisão de drones. 

Como é o eVTOL Moya?

O Moya foi projetado para operações de carga, principalmente agrícolas, e será o primeiro do gênero na América Latina
Imagem: Divulgação/Moya Aero

Representantes da Helisul afirmam que as principais vantagens do Moya são: aumento da agilidade e produtividade, graças ao maior alcance que os rivais e a capacidade de carga superior. A empresa vai adquirir 50 unidades do modelo. 

Vale destacar que os drones estão se tornando ferramentas de transporte de carga cada vez mais populares em outros países, além de servirem para outras tarefas como inspeção e monitoramento. Uma evolução natural são drones 100% elétricos, que chegam na forma de eVTOLs.

O Moya foi projetado para operações de carga, principalmente agrícolas, e será o primeiro do gênero na América Latina
Imagem: Divulgação/Moya Aero

Agora que garantiu um contrato significativo, a Moya Aero pode se concentrar no próximo passo: o primeiro voo com a aeronave elétrica. Um protótipo vai decolar ainda este ano, enquanto a previsão para entrar em serviço é 2025, diz a empresa.

Saiba mais detalhes sobre o eVTOL no vídeo abaixo.

Quem são Helisul e Moya Aero?

Nos anos 1970, a primeira era conhecida como Tropical Táxi Aéreo e fornecia voos de turismo em helicópteros entre a Argentina e o Brasil na região das Cataratas do Iguaçu. Atualmente, mudou de nome para Helisul Aviation e também ganhou uma divisão de aeronaves pilotadas remotamente, a Helisul Drones. 

Já a Moya Aero, de São José dos Campos (SP), foi fundada há três anos e já ganhou apoio da ACS Aviation, um player respeitável da indústria de aviação. A companhia também desenvolveu o SORA-e em 2015, a primeira aeronave elétrica tripulada do Hemisfério Sul.

Com informações da Moya Aero