A Amazon.com divulgou um crescimento acelerado no primeiro trimestre de 2023, em comparação com um período de vendas estagnadas durante a pandemia, graças ao desempenho melhor do que o esperado de seus negócios de publicidade e computação em nuvem.
Os investidores receberam bem as notícias, com as ações da empresa subindo mais de 10% no pregão após o fechamento do mercado na quinta-feira, 27 de abril.
Além da Amazon, outras empresas de tecnologia, como a Microsoft e a Meta, também reportaram um desempenho positivo este ano, com uma recuperação gradual da lentidão do mercado no ano passado. A Microsoft registrou um aumento de 7% nas vendas no primeiro trimestre de 2023, enquanto a Meta Platforms, a empresa mãe do Facebook, viu suas ações subirem quase 14% após o anúncio do seu primeiro aumento de receita trimestral em quase um ano.
No primeiro trimestre de 2023, as vendas da Amazon aumentaram 9% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo US$ 127,4 bilhões. Este valor superou as expectativas de Wall Street. A empresa também divulgou um lucro de US$ 3,2 bilhões para o período, quase 50% acima do que os analistas esperavam.
A Amazon tem se esforçado nos últimos meses para reduzir custos e se concentrar na rentabilidade. A empresa anunciou o corte de cerca de 9 mil vagas corporativas até o final deste mês, depois de ter cortado cerca de 18 mil empregos em uma rodada anterior de demissões.
As unidades afetadas incluem a unidade de computação em nuvem AWS, publicidade, a unidade de streaming Twitch e outras áreas. A empresa também encerrou projetos não rentáveis, como sua divisão de dispositivos.
Apesar disso, o CFO da Amazon, Brian Olsavsky, afirmou em entrevista coletiva que os negócios internacionais e de publicidade da empresa ganharam força no período. A Amazon também conseguiu economizar custos por meio de sua rede de entrega de pacotes que, segundo ele, se estabilizou após um período de alto crescimento impulsionado pela maior demanda durante a pandemia.
A empresa enfrenta desafios além da desaceleração do crescimento em algumas unidades de negócios. O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos recentemente emitiu citações em seis de seus armazéns, alegando que a Amazon expõe os trabalhadores a um alto risco de lesões e doenças musculares devido ao ritmo rápido de trabalho e às longas horas necessárias para concluir as tarefas.
O CEO da Amazon, Andy Jassy, disse que a empresa está investindo em projetos de longo prazo, como negócios internacionais, desenvolvimento de chips, publicidade, negócios de supermercado, saúde e o projeto de internet via satélite, Project Kuiper.
A empresa também tem se dedicado a modelos de IA generativos, tecnologia por trás de plataformas como o ChatGPT, e recentemente anunciou novas ofertas de inteligência artificial voltadas para clientes corporativos.
Os números da Amazon no trimestre
Fonte: Olhar Digital
Comentários