Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, adquiriu o Twitter em outubro de 2022 por $44 bilhões, com promessas de tornar a plataforma “melhor do que nunca”. No entanto, seis meses após assumir o controle da rede social, o futuro do Twitter é incerto.
Musk agora estima o valor da empresa em cerca de $20 bilhões, menos da metade do que pagou. Após demitir 80% da equipe e deixar contas sem pagar, Musk alega ter salvado a empresa da falência.
No entanto, a estratégia do bilionário para atrair assinantes pagantes não tem obtido sucesso, e mudanças nas políticas do Twitter ameaçam a segurança e a confiabilidade da plataforma. Além disso, Musk tem entrado em conflito com jornalistas e veículos de notícias, bem como afugentado anunciantes.
Leslie Miley, ex-gerente de engenharia do Twitter, afirmou que, se Musk tivesse apenas reduzido custos, a empresa teria sobrevivido. No entanto, suas ações prejudicaram a reputação da plataforma e não trouxeram nenhum valor para os usuários. Miley prevê que o Twitter seguirá o caminho do MySpace e perderá relevância.
A destruição da praça digital
O Twitter nunca foi perfeito, tinha muitos problemas, mas era uma infraestrutura global crítica para informações que Elon Musk agora está vandalizando sistematicamente, francamente.
Vivian Schiller, ex-presidente global de notícias do Twitter, à CNN
Você pode criar contas falsas e pagar US$ 8 [por uma marca de verificação]… então, se você é um ator mal-intencionado bem financiado, pode causar mais danos agora do que antes. E se você é uma fonte confiável e não é bem financiado, sua informação não será tão visível como antes.
Filippo Menczer, professor de ciência da computação da Universidade de Indiana e diretor do Observatório de Mídia Social, à CNN
Perda de anunciantes e usuários
Quase tudo o que ele disse que ia fazer, ele estragou de várias maneiras. Se não fosse tão prejudicial às pessoas e organizações que dependiam da plataforma, seria engraçado. Mas, na verdade, não é engraçado, porque degradou a capacidade das pessoas de se comunicarem efetivamente.
Leslie Miley, ex-gerente de engenharia do Twitter, à CNN
A reputação de Elon Musk
Sua reputação foi significativamente diminuída com o Twitter… E uma vez que você a perde, é muito difícil recuperá-la. Seria uma boa oportunidade para [Musk] repensar se ele é realmente material de liderança.
William Klepper, professor de gestão da Escola de Negócios da Universidade de Columbia, à CNN
Eu dou a ele algum crédito por tentar um modelo de negócios diferente, acho que o modelo de negócios baseado em dados do usuário é bastante abusivo.
Luigi Zingales, professor da Escola de Negócios Booth da Universidade de Chicago, à CNN
Com informações da CNN.
Fonte: Olhar Digital
Comentários