A sigla TWS tem presença recorrente hoje em dia em quase tudo relacionado a fones de ouvido. Seja na descrição da funcionalidade dos produtos ou mesmo em seu nome, as três letrinhas estão lá. O seu significado: “True Wireless Stereo”. Este termo pode ser traduzido, de forma literal, para algo como “Estéreo verdadeiramente sem fio”. Mas o que isso significa, na prática?

Alguns fones são sem fio, mas nem tanto

Embora existam fones aparentemente sem fio aos montes, nem todos eles são, de fato, totalmente wireless. Um típico headphone Bluetooth, por exemplo, embora não precise estar fisicamente conectado a um dispositivo, ainda tem uma ligação entre os seus dois fones.

Nokia Essential Wireless Headphone (Imagem: divulgação/Nokia)
Ainda que não tenha fio para conexão externa, os fones de ambos os lados são ligados entre si em dispositivos que não contam com a tecnologia TWS. Imagem: Nokia/Divulgação

Ou seja, ainda que a maioria dos dispositivos Bluetooth dispense a conexão física com algum aparelho – computador, celular etc. – existem fios ligando os fones direito e esquerdo. Isso ocorre porque a conexão Bluetooth, sozinha, não permite enviar canais separados para cada lado, o que caracteriza o som estéreo.

TWS: fones totalmente sem fio

Há alguns anos, o mercado de fones de ouvido teve uma adição que trouxe significativa inovação: os modelos com tecnologia TWS. Como o nome promete, esses equipamentos têm fones independentes, que funcionam sem nenhuma ligação física entre eles e oferecem som estéreo.

Os fones TWS são comercializados em dois padrões:

Os modelos auriculares são aqueles cujo encaixe é na parte externa do ouvido. São também chamados earbuds e têm como característica o fato de não entrarem no canal auditivo. Portanto, não chegam a isolar os ouvidos dos ruídos externos.

O fone IQOO TWS Air, é um exemplo de modelo auricular. Imagem: iQOO/Reprodução

Já os fones intra-auriculares contam extremidades que entram no ouvido. Geralmente, proporcionam cancelamento do ruído externo e oferecem um som mais nítido. Em contrapartida, podem provocar fadiga auditiva se utilizados excessivamente.

A JBL anunciou três novos modelos de fones de ouvido TWS. Imagem: JBL
Modelos intra-auriculares, como o JBL Reflect Flow, Imagem: JBL/Divulgação

A tecnologia True Wireless Stereo

Os fones com TWS também são pareados via Bluetooth, como outros modelos. Dessa maneira, o Bluetooth faz a conexão entre os dois fones e também dos fones com o aparelho a ser conectado. A vantagem mais evidente dos fones TWS é o tamanho reduzido e discreto dos modelos.

Na maioria dos modelos, sobretudo mais antigos, apenas um dos lados é conectado ao dispositivo. Esse lado que se conecta funciona como um receptor primário, que se comunica com o outro fone, como receptor secundário.

Fones TWS têm duas formas de se conectar à fonte de áudio.
Ilustração mostra diferença na conectividade entre fones TWS e modelos TWS+. Imagem: Qualcomm/Divulgação

Apesar de representar uma inovação em relação aos modelos que exigem uma conexão física para oferecer o som estéreo, podem ocorrer disparidades no consumo de energia. Logo, é comum que um dos fones descarregue primeiro.

Por outro lado, essa questão já foi resolvida com a True Wireless Stereo Plus (TWS+), uma tecnologia proprietária da Qualcomm. Os modelos TWS+ são reconhecidos como um único dispositivo pela fonte do . Então, os sinais recebidos simultaneamente nos dois lados, o que reduz eventuais latências.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!