O Grupo Volkswagen (que inclui Volkswagen, Audi, Porsche, Skoda, Seat, Cupra e mais) registrou mais de dois milhões de vendas globais de veículos durante o primeiro trimestre de 2023 (aumento de 7,5% em relação ao ano anterior).
As coisas estão começando a melhorar, mas a empresa ainda tem longo caminho para atingir os níveis pré-lockdown (2,6 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2019).
BEVs
Por sua vez, as vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) estão aumentando muito mais rápido do que as vendas em geral.
No primeiro trimestre, as vendas de veículos totalmente elétricos do Grupo Volkswagen totalizaram 141 mil (aumento de 42,1% ano a ano), representando 6,9% do volume total (comparado a 5,2% um ano atrás). Isso significa que quase um em quase 15 veículos novos era totalmente elétrico.
O primeiro trimestre foi um pouco mais lento que o terceiro trimestre (149,3 mil) e visivelmente mais lento que o quarto trimestre de 2022 (205,8 mil), mas as vendas costumam aumentar ao longo do ano e atingem novos recordes no quarto trimestre. Vendas de mais de 200 mil unidades por trimestre, provavelmente, não estão longe.
Para referência, em 2022, o Grupo Volkswagen vendeu cerca de 572,1 mil veículos totalmente elétricos em todo o mundo (aumento de 26% em relação ao ano anterior), o que representou 6,9% do volume total.
Neste ano, há chance de 900 mil a 1 milhão de unidades, embora muito dependa se a fabricante alemã conseguirá acelerar a produção. A meta de médio prazo é de cerca de 20% de participação até 2025 e aproximadamente metade do volume total até 2030.
BEVs por mercado
A Europa continua sendo o maior mercado de BEVs para o Grupo Volkswagen, com 98,3 mil unidades (aumento de 68,1% em relação ao ano anterior). São quase 70% do volume total.
Nos Estados Unidos, as vendas quase dobraram para 15,7 mil, mas uma coisa interessante é o que está acontecendo na China. As vendas diminuíram consideravelmente, em mais de 25% ano a ano, para 21,5 mil. Isso é sinal preocupante – afinal, a China era o segundo maior mercado para o grupo e o maior mercado de carros plug-in globalmente.
Vendas no primeiro trimestre de 2023:
- Europa: 98,3 mil (aumento de 68,1%);
- EUA: 15,7 mil (aumento de 98%);
- China: 21,5 mil (queda de 25,4%);
- Resto do mundo: 5,6 mil (aumento de 37,1%);
- Total: 141 mil (aumento de 42,1% em relação ao ano anterior).
BEVs por marca
A marca Volkswagen (70 mil unidades) foi responsável por cerca de metade de todas as vendas de BEV do grupo. A segunda maior no segmento é a Audi (34,6 mil). A Skoda foi a terceira, com resultado de cinco dígitos (12,4 mil).
Os dados da InsideEVs cobriram cada marca separadamente para entender melhor o que está acontecendo no setor. Confira:
- Volkswagen (veículos de passeio): 70 mil (aumento de 31,2%);
- Audi: 34,6 mil (aumento de 42,7%);
- Skoda: 12,4 mil (aumento de 40,6%);
- Assento/Cupra: 9,2 mil (aumento de 318%);
- Porsche: 9,1 mil (queda de 3,4%);
- Volkswagen (veículos comerciais): 5,5 mil (aumento de 642%);
- Outros (MAN, Volkswagen Truck & Bus, Scania, Navistar): 250 (queda de cerca de 40%);
- Total: 141 mil (aumento de 42,1% em relação ao ano anterior).
Principais veículos 100% elétricos
O carro elétrico mais vendido do grupo, assim como em 2022, foi o Volkswagen ID.4 (contado pela fabricante com a versão cupê, a ID.5) com 41,9 mil unidades. O ID.3 (23,6 mil) é o segundo melhor, mas apenas um pouco à frente da família Audi Q4 e-tron (21,3 mil).
Confira abaixo os principais veículos vendidos pelo grupo:
- Volkswagen ID.4/ID.5 – 41,9 mil;
- Volkswagen ID.3 – 23,6 mil;
- Audi Q4 e-tron (incl. Sportback) – 21,3 mil;
- Skoda Enyaq iV (incl. Coupé) – 12,4 mil;
- Audi e-tron/Q8 e-tron (incl. Sportback) – 9,7 mil;
- Cupra Born – 9,2 mil;
- Porsche Taycan (todas as versões) – 9,1 mil;
- Outros modelos – 13,7 mil;
- Total: 141 mil (aumento de 42,1% em relação ao ano anterior).
Alguns dos modelos são muito semelhantes e oferecidos por marcas diferentes. Por exemplo, o crossover/SUV baseado em MEB – Volkswagen ID.4/ID.5, Audi Q4 e-tron (incl. Sportback) e Skoda Enyaq iV (incl. Coupé) – somaram 75,6 mil. Isso é mais da metade do volume total.
Da mesma forma, os hatchbacks compactos baseados em MEB, Volkswagen ID.3 e Cupra Born, somaram 32,8 mil unidades. Isso deixa 32,6 mil unidades para todos os outros BEVs vendidos pelo Grupo Volkswagen no primeiro trimestre de 2023.
Com informações de InsideEVs
Fonte: Olhar Digital
Comentários