Os anos 2000 foi uma época extremamente marcante para o desenvolvimento de várias tendências e produções audiovisuais para a cultura pop, com destaques para o mundo da música, da moda, e das séries de TV. As produções televisivas da época apostaram alto em histórias que cativassem o público adolescente, e esse investimento rendeu uma lista de obras memoráveis, as quais causam muita nostalgia até os dias de hoje. Por isso, separamos uma lista com seis séries adolescentes dos anos 2000 para relembrar a sua adolescência.
Smallville (2001)
A série foi um sucesso de audiência nos primeiros anos, tanto pelo fato de contar a trajetória do jovem Clark Kent até se tornar o Superman, quanto porque os fatos ocorridos não eram exatamente canônicos. Ou seja, os produtores tiveram muita liberdade para criar e desenvolver as aventuras de Clark sem, necessariamente, se atentar a todos os detalhes trazidos pelas histórias em quadrinho.
Ainda assim, a produção explorou muito bem a história do kryptoniano, que cresceu na pacata cidade de Pequenópolis (“Smallville” em inglês) após chegar à Terra junto a uma chuva de meteoros. A série percorre a adolescência de Clark, que tenta se misturar entre os adolescentes humanos como se fosse um deles, transcorre sobre os primeiros indícios do amor, a dificuldade em se ajustar na sociedade, e a vontade de descobrir mais sobre a própria história enquanto tenta esconder das pessoas quem ele é (embora faça questão de usar seus poderes para salvar todo mundo).
The O.C (2003)
O episódio piloto de The O.C alcançou a maior audiência da história da Warner Bross na época de seu lançamento, mas também conquistou, posteriormente, muito destaque nos jornais e capas de revista dos anos 2000. A série abordou uma lista de situações ainda hoje comuns à adolescência, como abuso de álcool e substâncias alucinógenas, gravidez, abandono e negligência parental, e como o sistema prisional trata os adolescentes.
Na trama, seguimos a vida de Ryan: um jovem que foi capturado pela polícia enquanto tentava roubar um carro com seu irmão. Ryan não foi condenado por ser menor de idade e acabou sendo liberado graças ao seu advogado público de defesa, Sandy Cohen. Após voltar para casa, Ryan parece perceber, pela primeira vez, que não precisa se sujeitar a uma vida de abusos na casa de sua família e decide pedir ajuda a Sandy. Então, a família Cohen o acolhe e o ensina o verdadeiro significado do que é fazer parte de uma família, onde todos o amam e o apoiam. A partir daí, o jovem terá um enorme choque cultural ao se deparar com pessoas, lugares, e situações que apenas as pessoas ricas do Orange County tem o prazer de desfrutar.
One Tree Hill (2003)
Talvez uma das maiores memórias que as pessoas guardam desta série seja a música de abertura, chamada “I don’t want to be” e performada por Gavin DeGraw. A produção One Tree Hill destaca como personagem principal o jovem Lucas, que sonha em ser jogador de basquete profissional e, por isso, sempre frequenta uma quadra pública com seus amigos para jogar.
Um dia, sua performance no jogo ganha bastante destaque e ele recebe a chance de integrar o time de basquete da escola One Tree High, o que se torna um problema porque Lucas terá de enfrentar uma parte nebulosa de seu passado: seu irmão e pai. Ele foi criado apenas pela mãe a vida inteira, pois foi rejeitado pelo pai desde que nasceu. Contudo, seu meio-irmão, Nathan, estuda em One Tree High e é capitão do time de basquete. Lucas, então, terá de lidar com o temperamento arrogante de Nathan, com as aparições de seu pai, e com toda a pressão do ensino médio. A série aborda diversos assuntos pertinentes, como gravidez na adolescência, abuso de álcool, abandono parental, rebeldia adolescente, e construção familiar.
Veronica Mars (2004)
Veronica Mars é uma adolescente de ensino médio que aprendeu desde cedo como as pessoas podem guardar segredos e criar mistérios. Isso porque seu pai é delegado de polícia e a ensinou muitas habilidades, as quais ela mesma utiliza para se tornar uma “detetive” enquanto lida com dramas pessoais e trabalhos da escola.
No início da série, Veronica possui uma postura mais reservada do que os seus colegas de classe, pois sua melhor amiga foi assassinada e com ela se foi o seu relacionamento com o ex-namorado. Seu pai havia contribuído para solucionar o caso que levou à morte da menina, mas por acreditar que a família dela estava envolvida no crime, ele foi dispensado de seu emprego e passou a atuar como detetive particular. Com isso, ao mesmo tempo em que Veronica ajuda seu pai a solucionar alguns casos ou resolve mistérios trazidos por seus colegas de escola, ela junta pistas para desvendar qual a ligação entre o assassinato de sua melhor amiga e a família dela.
Kyle XY (2006)
Kyle XY é uma série adolescente de ficção científica que trata sobre a vida de Kyle: um adolescente que acorda desorientado, sem memórias e completamente nu no meio da floresta. Ele não sabe quem é, de onde veio, e desconhece completamente as suas habilidades, e apesar de ter 16 anos, ele possui tanto conhecimento humano e social quanto um bebê.
Ao encontrar uma cidade e caminhar nu pelas ruas, a polícia é acionada para levá-lo sob custódia. Contudo, ninguém encontra informações sobre ele no banco de dados e resolvem mandá-lo para um lar infantil, onde uma terapeuta se interessa pelo seu comportamento excêntrico e resolve levá-lo consigo para casa. Adotado temporariamente por uma família, Kyle passa por diferentes desafios em busca de descobrir mais sobre si mesmo e de onde veio.
Skins (2007)
A série Skins foi desenvolvida para representar todo o lado sombrio da adolescência, ou seja, todas as fases difíceis e influências negativas as quais muitos jovens precisam lidar conforme crescem. Dentre os principais temas, se destacam abuso de álcool e substâncias alucinógenas, violência física e sexual, distúrbios psicológicos, a pressão para perder a virgindade, e até a disfunção familiar.
Filmada no Reino Unido, a produção Skins segue a vida de vários jovens, cada um com seus próprios problemas pessoais e familiares. A narrativa de cada personagem foi construída para criar uma série em que todos os tipos de adolescentes pudessem se identificar conforme a história avançasse, criando destaques que perpassam por cada uma das fases da vida. O show possui sete temporadas, e cada uma foca em diferentes personagens que fazem parte do mesmo grupo.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários