Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu um segundo anel improvável em torno do asteroide Quaoar. O artigo que descreve a pesquisa, liderada por um brasileiro, foi publicado esta semana na revista Astronomy & Astrophysics.
Esse asteroide é um dos pequenos corpos do nosso Sistema Solar e é conhecido como um Objeto Transnetuniano (TNO), por orbitar a região além do planeta Netuno. Com mais de mil quilômetros de diâmetro, Quaoar é candidato a planeta-anão.
Os TNOs, como Quaoar, são fósseis praticamente intactos da formação do Sistema Solar. Dessa forma, catalogar suas características físicas é fundamental para entender como o Sistema Solar se formou e evoluiu até os dias atuais.
A descoberta do segundo anel ocorre apenas dois meses após o primeiro anel de Quaoar ter sido revelado pela mesma equipe, indicando que o sistema do objeto é mais complexo do que se pensava, apresentando um segundo anel mais interno ao divulgado em fevereiro.
Ambas as descobertas foram feitas com o uso da técnica de ocultações estelares, quando um objeto do Sistema Solar passa em frente a uma estrela e bloqueia a sua luz por alguns instantes.
O principal autor do estudo, Chrystian Luciano Pereira, aluno de doutorado do Observatório Nacional (ON/MCTI) e pesquisador afiliado ao Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), é um dos convidados desta sexta-feira (28) do Programa Olhar Espacial. Também estará presente o orientador de Pereira, Felipe Braga Ribas, que é professor do Programa de Pós-Graduação em Astronomia do ON e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Curitiba), onde atua como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia.
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).
Fonte: Olhar Digital
Comentários