A espera de 33 anos pode chegar ao fim neste domingo para o Napoli. Para isso, no entanto, o clube napolitano terá de passar pela invencibilidade de um nome conhecido no Brasil: Paulo Sousa, ex-Flamengo, hoje técnico da Salernitana. O jogo decisivo estava agendado para sábado, mas acabou adiado para domingo, às 10h (de Brasília).
No Brasil, Paulo Sousa não deixou boa imagem. Contratado pelo Flamengo em 2022, em nova tentativa de replicar o sucesso com Jorge Jesus, o técnico português não convenceu. Acabou substituído por Dorival Júnior, que durou também pouco tempo, mas deixou sua marca com os títulos da Libertadores e Copa do Brasil.
Apesar da imagem arranhada pela experiência no Flamengo, e pela forma como abandonou a Polônia para assumir o cargo, Paulo Sousa acabou por aceitar um desafio menos sedutor. Assumiu a Salernitana na busca pela permanência na elite italiana.
O primeiro jogo da Salernitana sob comando de Paulo Sousa foi com derrota. O time não foi páreo para a Lazio, em grande fase no Campeonato Italiano. Na época, o clube vinha de outras duas derrotas e de uma série com apenas uma vitória em 10 jogos.
A vida da Salernitana mudou com Paulo Sousa. A vitória por 3 a 0 sobre o Monza foi fundamental para trazer novos ares e deu início a uma sequência histórica. Mesmo sem ser brilhante, o time se manteve invicto desde então. Foram seis empates seguidos e mais uma vitória, contra o Sassuolo.
A série de resultados pode não parecer especial, mas a experiência da Salernitana não é longa na elite. São apenas sete temporadas na Serie A. Os oito jogos de invencibilidade correspondem a melhor série do clube na história do Italiano. O time de Paulo Sousa é, inclusive, dono da maior invencibilidade do momento no campeonato.
A conta do Napoli para esse domingo é simples. É preciso vencer e torcer contra a Lazio. O time romano é o único capaz de impedir o troféu de ir para Nápoles, embora isso seja impensável nesta altura: a questão é quando a equipe de Luciano Spalletti vai levantar a taça.
O Napoli entra na rodada com 78 pontos. A Lazio tem 61. A diferença é de 17 pontos. Ambos jogam no fim de semana pela 32º rodada e, depois disso, restarão 18 pontos em disputa. Os romanos vão a campo antes e, com isso, o time napolitano vai entrar no estádio Diego Armando Maradona ciente de que poderá (ou não) fazer a festa.
Fonte: Ogol
Comentários