Uma novidade criada pela desenvolvedora Turn 10 Studios, responsável pelos jogos Forza Motorsport, oferece às pessoas cegas – ou com problemas graves de visão – um tom especial de imersão na hora de jogar. A tecnologia, batizada de “Blind Driving Assist”, oferece um conjunto de recursos criados ao longo dos últimos anos. Inclusive, observando feedbacks diretos do consultor de acessibilidade e jogador cego Brandon Cole e de outros membros da comunidade Gaming & Disability.
Um dos pontos principais da novidade está nas dicas suplementares em áudio para os jogadores. São descrições detalhadas, inclusive de posição e orientação do carro na pista e progresso nas curvas, por exemplo.
Outras informações em voz trazem detalhes dos carros presentes nos jogos Forza, quanta desaceleração é necessária em determinados momentos, quando mudar a marcha (se o jogador estiver jogando com transmissão manual) e mais. O canal do Xbox no YouTube postou cenas desse trabalho, com a participação de Brendan:
Recursos dedicados
Os recursos incluem ainda condução com um toque (para reduzir o número de acionamentos simultâneos necessários), narrador de tela (que ajuda nos menus, por exemplo), modos e filtros de daltonismo, opções de redimensionamento de textos e contraste – e mais.
Também podemos destacar uma funcionalidade para ajustar os planos de fundo em movimento do Forza, com os jogadores podendo desativar esses efeitos. Isso facilita a leitura ou a navegação nos menus.
O novo Forza Motorsport está chegando este ano para Xbox Game Pass, consoles Xbox Series X|S, Windows PC e Steam e Cloud Gaming (Beta). A ideia por trás do Blind Driving Assist é, segundo os desenvolvedores, fazer do jogo o mais acessível no segmento.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários