Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Estúdio dos jogos Forza Motorsport cria tecnologia para pessoas cegas poderem jogar

Estúdio dos jogos Forza Motorsport cria tecnologia para pessoas cegas poderem jogar

Pessoa cega jogando Forza

Uma novidade criada pela desenvolvedora Turn 10 Studios, responsável pelos jogos Forza Motorsport, oferece às pessoas cegas – ou com problemas graves de visão – um tom especial de imersão na hora de jogar. A tecnologia, batizada de “Blind Driving Assist”, oferece um conjunto de recursos criados ao longo dos últimos anos. Inclusive, observando feedbacks diretos do consultor de acessibilidade e jogador cego Brandon Cole e de outros membros da comunidade Gaming & Disability.

Um dos pontos principais da novidade está nas dicas suplementares em áudio para os jogadores. São descrições detalhadas, inclusive de posição e orientação do carro na pista e progresso nas curvas, por exemplo.

Outras informações em voz trazem detalhes dos carros presentes nos jogos Forza, quanta desaceleração é necessária em determinados momentos, quando mudar a marcha (se o jogador estiver jogando com transmissão manual) e mais. O canal do Xbox no YouTube postou cenas desse trabalho, com a participação de Brendan:

Recursos dedicados

Os recursos incluem ainda condução com um toque (para reduzir o número de acionamentos simultâneos necessários), narrador de tela (que ajuda nos menus, por exemplo), modos e filtros de daltonismo, opções de redimensionamento de textos e contraste – e mais.

Também podemos destacar uma funcionalidade para ajustar os planos de fundo em movimento do Forza, com os jogadores podendo desativar esses efeitos. Isso facilita a leitura ou a navegação nos menus.

O novo Forza Motorsport está chegando este ano para Xbox Game Pass, consoles Xbox Series X|S, Windows PC e Steam e Cloud Gaming (Beta). A ideia por trás do Blind Driving Assist é, segundo os desenvolvedores, fazer do jogo o mais acessível no segmento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários