A turística ilha de Santorini, na Grécia, tem sua beleza resultante da erupção de um vulcão. O que muita gente não sabe é que ele está ativo até hoje.

Apesar de estar parado há centenas de anos, nada impede que o vulcão possa entrar em erupção novamente. Em entrevista à CNN, cientistas que estudam a região fizeram um alerta. Santorini faz parte do Arco Vulcânico Helênico, um dos campos vulcânicos mais importantes da Europa, que já viu mais de 100 erupções nos últimos 400.000 anos. 

Se começarmos a ver um aumento da atividade em Kolumbo, precisamos estar alertas

Tim Druitt, vulcanólogo à CNN

A pesquisa realizou uma perfuração de mais de 7 quilômetros de profundidade no Mar Egeu e coletou sedimentos. O objetivo dos cientistas é entender a história vulcânica da região.

Ilha em vulcão já teve problemas

Apesar de estar parado há décadas, o vulcão destruiu uma civilização inteira na ilha durante uma erupção na Idade do Bronze. Por isso, os cientistas se mantêm em alerta e investem em vestígios de atividade.

Pode parecer estranho um local tão turístico ficar localizado em um vulcão ativo, mas a ilha é segura. Isso ocorre principalmente por conta do acompanhamento das condições. Antes de entrar em erupção, o local dá sinais. 

Enquanto isso, em 2020, a Agência de Proteção Civil da Grécia revelou um plano de 185 páginas para lidar com as consequências de uma possível ativação do grupo vulcânico de Santorini.

A boa notícia é que os vulcões dão bastante aviso

Tim Druitt, vulcanólogo e co-chefe da expedição do navio de pesquisa de perfuração à CNN

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!