Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Napoli cede empate nos minutos finais para a Salernitana e adia a festa do título italiano

30/04/2023 às 11:10
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O Napoli montou a festa, pavimentou o caminho para o título, mas teve a comemoração atrapalhada nos instantes finais. Em casa, o líder do Campeonato Italiano sofreu para abrir o placar no segundo tempo e, quando já celebrava a conquista do Scudetto, foi surpreendido pela Salernitana, que impôs o empate em 1 a 1 e adiou a festa.

O resultado impediu consagração com seis rodadas de antecedência, mas encaminhou para o próximo confronto. Com 18 pontos de vantagem para a Lazio, o Napoli precisa de um empate contra a Udinense na quinta para festejar o tri. A Salernitana segue no meio da tabela ocupando a 14ª posição com, 34 pontos.

O Napoli entrou em campo no estádio Diego Armando Maradona, completamente lotado, sabendo que dependia apenas das suas forças para confirmar o título diante da Salernitana. Com as principais peças à disposição, o time de Luciano Spalletti resgatou nos primeiros minutos a intensidade e qualidade que o torcedor se acostumou a acompanhar ao longo do Campeonato Italiano.

Entretanto, para comemorar o Scudetto, o Napoli precisaria recuperar também a sua letalidade, furando a zaga adversária. Nem mesmo o domínio completo com 79% de posse de bola foi o suficiente para vencer a defesa liderada pelo goleiro Guillermo Uchoa, acostumado a crescer em jogos decisivos.

Sem conseguir reverter a pressão em oportunidades, o Napoli começou a ficar nervoso e errar passes em lances simples. Com o fator psicológico sendo mais um adversário para os donos da casa, a única alternativa encontrada foram as bolas paradas. Aos 32, o artilheiro do Calcio, Victor Osimhen, subiu mais alto do que a defesa, testou no cantinho e Ochoa fez grande defesa para atrapalhar pela primeira vez o grito de gol.

O tempo foi passando e o Napoli aumentou a pressão, mas seguiu sem criar boas oportunidades. Perto do intervalo, foi uma finalização de fora da área que quase inaugurou o placar. Anguissa aproveitou rebote, emendou um belo chute da entrada da área e novamente o goleiro mexicano salvou a Salernitana.

Para a etapa final, o Napoli sofreu inspirado e encaixando as primeiras triangulações perto da meta da Salernitana. Nos dez minutos iniciais, Kvaratskhelia, em finalização de dentro da área e Zieliński, em tentativa de bicicleta, levou a moral do líder do Calcio e incendiou a partida.

O gol amadurecia no estádio Diego Maradona, enquanto a torcida sentia o título se aproximando na medida que aumentava o tom a cada lance perigoso. Sem tempo a perder, Luciano Spalletti mexeu no time aos 15 minutos, deixando mais ofensivo ainda. No entanto, nem deu tempo para as novas peças aparecerem e o Napoli abriu o caminho para a conquista.

Aos 17, Giacomo Raspadori cobrou escanteio aberto e o uruguaio Mathías Oliveira, se antecipou à marcação e deu um leve desvio para vencer Ochoa. A bola que percorreu a rede explodiu as arquibancadas em Nápoles e transformou o clima de apreensão em festa.

A comemoração estava completa no estádio e seus arredores. O tempo passava e o Napoli se estava mais perto do segundo gol, do que sofrer o empate. Entretanto, em um destes encantos do futebol, o time de Paulo Souza encontrou o empate aos 42 minutos do segundo tempo e calou as arquibancadas. Boulaye Dia foi o responsável por receber na área e mandar para as redes o empate da Salernitana.

O baque sofrido nos minutos finais foi acusado pelo Napoli. Os donos da casa foram para cima no longo acréscimo dado pela arbitragem, mas voltaram a cometer erros básicos. A bola do título esteve nos pés de Kvaratskhelia, mas o atacante chutou cruzado e errou o alvo. Título adiado por mais uma semana.

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias