O watchOS, sistema operacional do Apple Watch, está prestes a receber uma grande atualização que deve alterar o visual da plataforma e adicionar uma interface voltada para widgets. A Apple deve anunciar oficialmente as mudanças durante a WWDC, quando apresentará o watchOS 10.
A informação foi divulgada por Mark Gurman, da Bloomberg, conhecido por trazer novidades da Apple em primeira mão. De acordo com o jornalista, a Apple vem preparando um grande update no visual do watchOS para dar mais ênfase no uso de widgets, no que seria a primeira grande atualização de design da plataforma de smartwatch.
Os widgets, segundo Gurman, serão parte fundamental do uso do watchOS 10. O jornalista afirma que a plataforma terá uma opção de empilhar widgets de maneira parecida como ocorre atualmente no iPhone e iPad.
“O plano é deixar usuários rolarem por uma série de diferentes widgets — para monitoramento de atividades, clima, ações, marcações no calendário, e mais — em vez de exigir a abertura de apps,” explicou Gurman. Essa nova interface baseada em widgets seria posicionada acima de qualquer mostrador de relógio.
Com isso, a Apple espera que usuários do Apple Watch tenham acesso mais rápido às informações desejadas, sem que eles precisem ficar trocando de aplicativo para isso.
A coroa digital do relógio inteligente também sofreria alterações, passando a abrir novas interfaces de widgets em vez de levar o usuário de volta para a tela inicial do sistema operacional.
A nova interface gráfica ainda lembra, de acordo com Gurman, o recurso Glances que a Apple incluiu no lançamento original do watchOS, que exibia informações para o usuário conforme ele deslizava o dedo na tela. O recurso facilitava o acesso a notificações, por exemplo, mas acabou sendo abandonado nas versões posteriores da plataforma.
A WWDC, tradicional conferência da Apple para desenvolvedores, ocorrerá entre os dias 5 e 9 de junho. A empresa deve aproveitar a ocasião para apresentar não apenas novidades para o watchOS, como também para outros de seus sistemas — incluindo o iOS 17 dos iPhones.
Via Bloomberg
Fonte: Olhar Digital
Comentários