Histórias de personagens que passam sede no calor do deserto enquanto percorrem quilômetros de dunas em busca de salvação são bastante comuns. Embora esse cenário seja bastante exagerado na ficção, esse bioma pode ser letal por conta da praticamente ausência de umidade na superfície (no cenário mais comum), mas qual o motivo dele ser assim?
Desertos são encontrados em várias partes do mundo, inclusive próximos de oceanos, como no Chile e na Califórnia (EUA), então o que fez eles serem tão secos? Bem, a razão para isso está na circulação de ar.
Desertos surgem por alguns bons motivos
De acordo com a Live Science, a energia solar atinge a Terra de forma mais direta na linha do equador, motivo pelo qual as regiões mais centralizadas no globo costumam ser mais quentes. O ar quente e seco viaja para os polos, mas volta a se afundar em algumas latitudes, como por volta dos 30 graus.
Se observarmos bem o globo, diversos desertos se encontram em uma mesma linha, Isso ocorre justamente por conta da circulação das correntes de ar. No entanto, esse não é o único motivo que leva uma região a se tornar esse bioma tão inóspito.
Outras formações geológicas podem impedir que o ar úmido chegue ao local, como cordilheiras, no caso do Chile. Além disso, regiões longe da água também podem sofrer com isso, com as correntes desidratando no caminho.
Globalmente, com o aquecimento, o que prevemos é que teremos mais evaporação e apenas expansão das regiões desérticas existentes
Lynn Fenstermaker, ecologista do Desert Research Institute em Reno, ao Live Science
Também é importante destacar que um deserto não é necessariamente quente. A Antártida, por exemplo, também é considerada um deserto, mas gelado. O ar frio não consegue reter a umidade tão bem quanto o ar quente. Assim, as temperaturas gélidas nos pólos levam a muito pouca chuva, embora muita água seja armazenada no solo como gelo.
A atividade humana, como queimadas e o desmatamento, também podem acelerar o processo de desertificação de um local, já que podem reduzir a umidade por lá, com a redução de plantas para absorver água nos solos. A paisagem da Terra muda com o passar dos séculos e os desertos também.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários