A demanda contínua por serviços de “carona” e entrega aumentou receita do Uber no primeiro trimestre de 2023, informou a empresa. Essa alta compensou os resultados fracos de sua divisão de frete.
A companhia, com sede em São Francisco (EUA), divulgou, nesta terça-feira (02), que a receita para os três meses até março aumentou 29% – ou seja, para US$ 8,82 bilhões (R$ 44 bilhões, na cotação atual) – em relação ao mesmo período de 2022.
Também aumentou o número de consumidores e viagens, além do valor das transações na sua plataforma. A expansão das vendas veio em linha com as expectativas de Wall Street.
Análise dos resultados do Uber
Embora a empresa tenha registrado prejuízo durante o trimestre, uma de suas métricas financeiras mais observadas – lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização – atingiu US$ 761 milhões (R$ 3,8 bilhões), superando expectativas de Wall Street.
Esse valor elimina algumas despesas que executivos consideram fora das operações principais de uma empresa. O Uber há muito aponta para isso para sinalizar um caminho para o lucro.
As ações da empresa subiram mais de 9% no início da tarde desta terça. E, nos últimos 12 meses, suas ações subiram 17%.
O Uber projetou crescimento contínuo e disse que espera ganhos ajustados entre US$ 800 milhões (R$ 3,9 bilhões) e US$ 850 milhões (R$ 4,2 milhões) no atual trimestre de junho, acima do que analistas consultados pela FactSet esperavam.
Essa perspectiva sinaliza que empresa está “bem posicionada para melhorar nossa posição competitiva”, mesmo que “ambiente operacional se ajuste a um período de disponibilidade de capital mais restrita e taxas de juros mais altas”, disse CEO Dara Khosrowshahi.
Redução de prejuízos
A empresa reduziu seu prejuízo trimestral para US$ 157 milhões (R$ 783,4 milhões), ante US$ 5,93 bilhões (R$ 29,6 bilhões) em 2022, quando seus resultados foram atingidos pela queda nos preços das ações e pela diminuição do valor dos investimentos do Uber em outras empresas.
A expansão de viagens e entregas da Uber compensou os resultados fracos de sua divisão de frete, cuja receita caiu 23% durante o trimestre. A unidade cortou cerca de 150 pessoas, ou cerca de 3% de sua equipe, no início de 2023. Uber não fez demissões generalizadas como outras empresas de tecnologia fizeram nos últimos meses.
O negócio de entrega da Uber se tornou essencial para sua sobrevivência durante a pandemia, quando as pessoas pediram comida de restaurante e mantimentos entregues em suas casas.
Esse negócio continuou a se expandir desde a reabertura dos restaurantes e, embora o crescimento tenha diminuído devido aos picos da pandemia, o Uber Eats melhorou suas margens de lucro ao lançar anúncios na plataforma, aumentar o total de pedidos das pessoas por incluir tipos de itens mais visados (por exemplo, bebidas alcoólicas) – e reduzir custos de entrega quando itens vêm acompanhados de alimentos.
Em comparação à concorrência…
A empresa disse que sua base de anunciantes cresceu mais de 70% ano a ano para cobrir mais de 345 mil empresas, a maioria das quais anuncia no Uber Eats.
O negócio de compartilhamento de viagens do Uber lutou com escassez de motoristas durante um ano desde que os EUA reabriram, após bloqueios pandêmicos. Mas a empresa foi mais rápida em investir em bônus de motorista e lançar outros recursos para atrair trabalhadores temporários, ganhando participação de mercado e motoristas às custas da rival Lyft.
As ações da Lyft caíram mais de 60% nos últimos 12 meses. A empresa cortou 26% de sua equipe na semana passada, sua segunda rodada de cortes nos últimos meses. Em abril, também contratou um novo CEO. A Lyft está programada para divulgar seus resultados do primeiro trimestre nesta quinta-feira (04).
Crescimento
Khosrowshahi disse que o Uber adicionou mais de um milhão de motoristas ativos durante o trimestre em todo o mundo, resultando em um salto de 35% ano a ano em motoristas ativos.
Ele não revelou quantos motoristas a empresa tem nos EUA, mas disse que engajamento dos motoristas aumentou por lá e no Canadá, mesmo com o Uber reduzindo bônus em comparação com o mesmo trimestre de 2022. O melhor abastecimento, disse ele, fez com que as tarifas na região caíssem 7% em relação às máximas do segundo trimestre de 2022.
O número de corridas e viagens de entrega no Uber cresceu em um ritmo mais rápido do que o valor de reserva dessas transações durante o trimestre. Isso, segundo os executivos, mostra que crescimento foi liderado pelo volume de viagens e não pelos preços mais altos.
Khosrowshahi disse que os clientes estadunidenses que começaram a usar Uber após a pandemia gastaram mais tempo e dinheiro no aplicativo do que usuários antes da pandemia. O CEO acrescentou que a empresa planeja alavancar a IA (inteligência artificial) para construir chatbots melhores para suporte e facilitar a reserva de um Uber para (ou do) aeroporto, por exemplo.
Com informações de The Wall Street Journal
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Fonte: Olhar Digital
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